quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

De olhos postos no futuro: Academia Puma Sporting

A nossa academia foi ontem premiada com o certificado de qualidade ISO9001:2008, que lhe confere o título actual de melhor Academia de Futebol da Europa, nada que seja surpreendente e que sistematicamente é referenciada por quem vê e sabe o futebol de forma honesta e sem clubite.

Neste blog, tenho sazonalmente sublinhado a importância do trabalho efectuado por quem dá formação futebolística no nosso clube e nas condições de trabalho que estão reunidas no complexo de Alcochete.

Mas, há uma espécie de silêncio quezilento por parte dos media, que só pode ser explicado por manifesta má vontade para com o Sporting e para com o seu mérito na formação de jogadores de futebol. Ontem dei-me ao trabalho de pesquisar na imprensa o que se disse e escreveu sobre o assunto "Certificado de Qualidade" da Academia e não mais do que notas de rodapés e pequenos textos dando conta do evento e das palavras de Laurentino Dias... nada mais. Na Rádio... praticamente nenhum destaque e na TV, apenas no jornal da meia noite da RTP N houve menção e reportagem do sucedido. Referência também ligeira quer no "Dia Seguinte" - SIC Notícias, quer no "Trio de Ataque" - RTP N. Não acompanhei a TVI24 porque não tenho o canal no pacote de canais da minha operadora de Cabo.

Na Sport TV... foi mais grave... falou-se imenso nos jogos de fim de semana, principalmente no disputado na Madeira entre Marítimo e SL Benfica... e sobre a Academia... nota de rodapé.

Bom, posso criticar as opções editoriais mas tenho de as respeitar, lá terão as redacções os motivos para não dar especial atenção ao sucedido ontem. Mas, num exercício de memória curto, relembro-me das parangonas e longas reportagens efectuadas a quando da inauguração do centro de estágios do SL Benfica no Seixal. Comparando as realidades - e uma delas tem cerca de 2 anos e meio - consigo encontrar diferenças preocupantes no tratamento da notícia. Pergunto porquê? Não questiono a importância dada à inauguração do centro do estágio do SLB, que até teve direito a capas de jornal. Questiono sim, por qual a razão de tamanha indiferença da comunicação social para mais um feito do desporto Nacional, reconhecido por uma Europa Inteira, que nos coloca uma vez mais no patamar mais elevado da formação futebolística a nível Mundial. Se o facto de nos últimos 20 anos 2 dos melhores jogadores do mundo terem sido formados pelo Sporting - ainda sem academia - não for relevante... não sei o que poderá sê-lo.

Nem sequer vou falar na quantidade de jogadores que jogam em Portugal e alguns no mundo, que saíram das escolas e formação do Sporting. Simão é um Ídolo na Luz? Sim... mas foi formado em Alvalade. Varela é a revelação do Ano? Sim, mas foi formado em Alvalade e poderia ir soltando nomes até chegar ao Mário Jorge, ao Litos, ao Paulo Futre... enfim, nomes que fazem a história e o capital riquíssimo da nossa formação.

No entanto, não é aí que está o sentido da minha preocupação. Algo não está bem. A começar pelo próprio Sporting. Se não houve suficiente destaque à notícia de ontem, não só se deve às opções editoriais dos orgãos de comunicação social, como também eventualmente é prova de que o nosso departamento de comunicação não está a trabalhar como lhe é exigido. Hoje, parte dos grandes destaques das notícias relacionadas com o futebol profissional em tudo o que se passa para além das 4 linhas é também fruto do trabalho dos departamentos de comunicação dos clubes. E aí... nitidamente acho que estamos a perder para a concorrência. E lanço a questão: se por acaso esta Certificação Internacional de Qualidade fosse dada a uma hipotética Academia do Benfica, acham que seria dado o mesmo tratamento que foi dado na realidade ao evento na Academia Sporting? Acham que as capas dos 3 jornais desportivos nacionais de hoje seriam estas?

Apenas o jornal "O Jogo" faz uma chamada de destaque no topo da capa. Isto é sintomático de 2 formas: 1º o Sporting perde poder na sua força comunicacional e os editores das redacções neste momento estão-se nas tintas para o que vale ou deixa de valer a premiada Formação do Sporting.

Esta indiferença tem de ser combatida pelo Sporting, pela massa adepta e sobre tudo pelo departamento de comunicação do Sporting. É preciso conquistar mais respeito pelas entidades externas, nomeadamente orgãos de comunicação social.

O título de os melhores e maiores do mundo só pode, de acordo com alguma imprensa, ficar ligado exclusivamente a 1 clube.

A rematar, no passado Sábado Carlos Carvalhal voltou a colocar no 11 inicial 6 jogadores oriundos da Academia Sporting. Tem-no feito regularmente, seguindo uma boa tradição de Paulo Bento. Do 11 inicial, 9 eram Portugueses. Há mérito nesta realidade? Só alguém muito sectarista poderia dizer que não, no entanto... nada é referenciado semana após semana... nem o Sporting faz disso discurso na sua comunicação externa.

Quero ver quando a UEFA activar as leis futuras que obrigam os clubes a alinharem de início com um X número de jogadores formados nos seus escalões jovens, de que forma este tema será abordado.


Sem comentários: