segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Trofense 0 - Sporting 1 - Uma Cabeçada no Destino.


3ª Jornada da Taça da Liga

7ª vitória consecutiva. Desde 16 de Dezembro que não conhecemos outro resultado.

Liedson, numa semana, marca 3 golos, depois de uma operação ao joelho à 1 mês e está no epicentro de mais um caso que ensombrará a época, sejam os resultados quais forem. De uma coisa não haverá dúvidas: é um futebolista de excepção. O golo marcado ao Trofense confirma que, nada abala a determinação deste jogador.

Culpado ou Vítima, com ou sem razão, Liedson marca um momento actual e conturbado da história do Sporting e, quando se prepara para ser confrontado pela reacção de Sá Pinto e ao mesmo tempo julgado pela massa adepta do mundo Leonino, o Levezinho entra em campo e dá mais um golpe em quem o quer ver longe de Alvalade - principalmente os nossos adversários - marcando mais um golo decisivo que garantiu calmamente o apuramento para a 3ª meia-final consecutiva do Sporting na Carlsberg Cup.

Liedson, aos 32 anos, promete uma 2ª metade do campeonato infernal por forma a... marcar presença no Mundial de África em Junho. Esse é para mim o principal objectivo de Liedson neste momento. Jogando, marcando Golos decisivos no Sporting, vai lançá-lo em definitivo no caminho da Selecção. Contra a vontade de alguns, para felicidade de muitos.

Hoje Sá Pinto veio dar a sua versão dos factos ocorridos após o jogo contra o Mafra. Depois de lido o comunicado, que naturalmente pretende retirar parte da responsabilidade dos acontecimentos a Sá, prejudicando claramente a visão dos Sportinguistas sobre Liedson. Só que Sá Pinto, que reconhece no entanto ter ultrapassado os limites da decência, esquece-se que Liedson já é mais símbolo do Sporting do que ele próprio. Basta para isso analisar os dados estatísticos em número de jogos disputados com a camisola do Sporting e golos marcados.

Liedson, não é nenhum santo. E daí? Querem uma lista de grandes jogadores mundiais que jogaram e jogam por esse mundo que não são nem de longe nem de perto flores que se cheirem. No entanto deram e continuam a dar títulos e alegrias às suas equipas.

Até mesmo em Portugal... longa seria a lista...

Sá Pinto, acredito, terá fechado o assunto com a declaração de hoje. Liedson disse no Domingo que tudo é passado e que só quer estar concentrado na equipa.

Mas há, no seio da família leonina quem não lhe perdoe pelo facto de ter "provocado" inadvertidamente a saída de Sá e por isso vá ainda receber alguns sinais de desagrado e até de alguma hostilidade nos próximos dias. Actos de quem vive o Sporting com emoção a mais e racionalidade a menos. Os próximos 2 jogos - em Braga e nas Antas - podem enterrar de vez este triste episódio - mas não apagarão a sua triste memória - com vitórias, boa exibições e golos do... Levezinho. Assim seja.

Quanto ao jogo na Trofa, à mesma hora de um Inter - Milão (que grande jogo!) levou a um Zapping incomum cá por casa e tive de rever o jogo com calma para conseguir entender alguns apontamentos que a equipa deixou em campo. Pareceu um Sporting tranquilo, sóbrio, sério e disposto a gerir esforço, jogadores e uma vantagem clara que lhe permite ser a melhor equipa até ao momento da Carlsberg Cup. Sem grande stress, chegámos uma vez mais às meias finais da tal Taça que não interessa a ninguém mas que todos querem ganhar... nem que seja com favores de terceiros.

Matias fez uma belíssima 1ª parte e até à sua saída, demonstrou estar mais integrado e em melhor forma fisica. Miguel Veloso e João Pereira voltaram a dar um perfume de um outro Sporting, Moutinho sobe de forma e Liedson uma vez mais... eficaz. Menos efusivos: Adrien - algum cansaço - Saleiro e Pereirinha foram peças descalibradas numa máquina que parece estar perto da afinação ideal para o momento actual. Segue-se Braga para a Liga, já na sexta-feira... o tal jogo em que só a vitória "nos" interessa, mas que ao mesmo tempo vai despertar em nós sensações esquisitas. Para a meia final desta competição teremos em Alvalade ou Académica ou Benfica. Para mim qualquer um serve, sendo que, não me importava de observar de longe uma meia final entre as equipas que marcam pela negativa o momento do futebol nacional. Hoje, alguns amigos encarnados, confessavam-me que se calhar não era boa altura para eles irem ao Dragão. Só por isso, já valia a pena ver o circo pegar fogo. Nada como um bom "túnel" para dar descanso ao nosso "balneário"!

Sem comentários: