domingo, 3 de janeiro de 2010

Sporting 2 - Braga 1: Novo Sporting?



Taça da Liga - 1ª Jornada do Grupo B

Ainda é cedo para termos uma resposta, mas, a equipa fez a sua obrigação e entrou em 2010 com vontade de fazer deste ano, um ano carregado de vitórias.

Colocar 2009 para trás das costas não é fácil. O peso negativo ainda faz mossa no nosso futebol, mas, não posso deixar de sublinhar que, ganhar ao Braga, líder da 1ª Liga, não deixa de ser um bom aperitivo para as próximas semanas.

A tarde começou com uma notícia lançada pelo site do jornal espanhol Marca, que dava conta de um eventual interesse do Barcelona em Miguel Veloso. Agora que o médio tem como agente Jorge Mendes, não tenho dúvida que o rumor tem fundamento. Aliás, é bem provável que neste mês haja pelo menos 2 vendas do Sporting. Ao que se pode observar nos movimentos dos principais agentes FIFA e do Buzz que vamos acompanhando em alguns sites da especialidade, para além de Miguel Veloso - que já tinha a Fiorentina em cima - julgo que teremos dentro de dias mais propostas por um outro jogador.

Mas Miguel Veloso, tenho de sublinhar, merece este Buzz à sua volta. Ele foi, desde o início desta época, um dos poucos que lutou verdadeiramente contra a maré negra que nos invadiu. Foi da sua autoria um dos melhores golos desta época, precisamente contra a Fiorentina e hoje... voltou a brindar-nos com mais um golo de antologia. Simplesmente espetacular aquele pontapé que quando acerta não tem hipótese de defesa alguma. Vamos aguardar pelos próximos dias de mercado. Por mim, Veloso ficava pelo menos até ao final da temporada. Se sair para um grande Europeu, desde que o Sporting seja devidamente recompensado financeiramente, ficarei contente. Se sair para o melhor Clube do Mundo da Actualidade - Barcelona - fico muito feliz, pelo Miguel Veloso, pela notoriedade que uma vez mais o clube vai ganhar e claro pela Academia Sporting que lançará mais um fruto da sua escola na alta roda do futebol mundial.

Mas, se a tarde começou com essa notícia, a noite deixava no ar muita curiosidade para saber com que determinação o Sporting e a sua equipa entraria em 2010. E para primeira nota... o relvado está francamente melhor. Boas notícias? Espero que sim, pois vêm aí jogos importantes em Alvalade nas próximas semanas - Leixões & Nacional - para a Liga Sagres.

Depois o 11... Sem Liedson e sem reforços - ainda não inscritos - Carvalhal apostou num 11 com algumas surpresas na sua estrutura. Principalmente na inclusão de... Abel no lado direito a defesa. Surpresa, pois estaria convencido de que hoje, seria dada a oportunidade a Pereirinha de jogar ali, em face da péssima forma que Abel tem apresentado ao longo da época. Depois apostou em Adrien para trinco, Veloso a médio esquerdo, com Grimmi a assumir o lado esquerdo da defesa e na frente continuou a apostar em Carlos Saleiro que formou dupla com Hélder Postiga. No meio, o inevitável Moutinho, num papel de pau para toda a obra. Ismailov ficou com o corredor direito por sua responsabilidade. No banco ficaram Matias Fernandez e Vukcevic, 2 elementos que eu contava ver no 11 inicial na noite de hoje.

Vi o Sporting entrar num 4x4x2 num inicio de jogo onde a equipa mostrou entrar com disposição renovada e positiva. Mais rápida, mais objectiva e com a nítida preocupação de colocar a bola na frente rapidamente. Vi uma circulação de bola mais rápida e com maior eficácia no passe - com excepção para Abel! - mas, vi - e agradou-me muito - a manifesta melhoria no poder de choque e na luta pela bola em todo o terreno. E criámos oportunidades claras de golo, o que foi raro nos últimos meses, com Ismailov, Saleiro e Postiga em grande destaque. Não se deu pela falta de Liedson. Positivo. Tonel e Carriço estiveram muito concentrados e sem falhas. Falta-lhes a confiança e determinação para atacar as bolas na vertente ofensiva, principalmente na nossa marcação de cantos e livres.

Em suma, uma exibição positiva, que me deixa alguma curiosidade de ver já no próximo Sábado em Alvalade esta equipa contra o Leixões. Será que vai embalar? Conto com isso! É preciso acreditar que podemos evoluir. Com João Pereira no lugar do desgastadíssimo Abel, esta equipa vai crescer.

Fica a nota para uma vez mais deixar a questão no ar: porque razão demora tanto Carvalhal a mexer na equipa. Ismailov fez 15 minutos finais em sofrimento e nitidamente Moutinho poderia ter recolhido mais cedo ao banco para dar entrada a Matias, pois é notório que Moutinho ainda não entrou definitivamente em 2010. Efectuar substituições nos descontos... não me parece pedagógico para quem está a aquecer praticamente 40 minutos.

Rui Patrício - Sem a sombra no balneario do Sérvio, Rui, tem agora um horizonte mais tranquilo para se afirmar. Poderia ter feito mais no golo que sofreu. É ali, naqueles momentos que se distingue os grandes Guarda Redes dos banalíssimos Keepers. Um Grande Guarda Redes tinha defendido aquela bola. Mas teve uma prestação positiva e precisa de amadurecer mais rapidamente. Ainda tem muitos "toques" de júnior.

Grimmi - Fez para mim um dos jogos mais conseguidos nesta época. Parece finalmente estar a agarrar o lugar e finalmente percebeu que rende mais sair com a bola controlada nos pés do que sucessivos charutos para a frente. A jogada de contra ataque (notem bem fizemos uma jogada rápida de contra ataque) conduzida por ele e o passe excelente para Saleiro demonstram que o argentino tem mais futebol nos pés do que aparenta.

Carriço e Tonel - parece-me ser a melhor dupla de centrais no plantel neste momento. Muito concentrados, cúmplices a defender e com maior poder de choque. Complementam-se bem e dão garantias a Carvalhal de que o centro da defesa não começa e acaba em Polga.

Abel - eu já nem sei o que dizer sobre o rapaz. Hoje mais uma exibição desastrosa. A defender abriu buracos - por onde começa a jogada do golo do Braga - e quando quis sair com a bola nos pés acabou por a entregar aos adversários. Definitivamente este é um ano Não na carreira de Abel. Terá consciência de que perdeu o lugar para aquele que é para mim na actualidade o melhor lateral direito português: João Pereira.

Adrien - Carvalhal gosta dele. E nós também. Vai ser um grande trinco. A continuidade no 11 tem dado a Adrien um ritmo e um crescimento fabuloso e que só vem dar razão a quem sempre disse que ele seria um grande trinco. A sua presença no 11 vai dar consistência defensiva e pode arriscar mais, pois Adrien tem um bom pontapé. Pode ser a revelação desta época.

Miguel Veloso - no Sporting, no Barcelona ou no Manchester, 2010 será com certeza um grande ano para Miguel Veloso. O golo desta noite é a cereja no topo do bolo nos dias que correm para ele. Mas, que mantenha os pés no chão. Sábado é preciso jogar bem contra os Leixões e se possível com outro grande golo se faz favor.

Moutinho - Em sentido contrário, o capitão não tem estão bem. Precisa de um clik que faça despertar o grande jogador que ele sabe que é. Ia marcando um grande golo de cabeça, mas na organização do ataque esteve muito desinspirado. A coisa não está a carburar e pode pela primeira vez ter o seu lugar no 11 em risco.

Ismailov - é também um grande reforço de Inverno. Está a crescer e a motivar-se. Hoje foi o melhor jogo do russo e teve nos pés uma oportunidade grande de golo esbarrada por uma grande defesa do guardião bracarense. Com ele, o Sporting ganha outro fio de jogo e uma outra profundidade no corredor direito. Estou ansioso para ver como se vai entender Ismailov com João Pereira.

Postiga - jogou bem, principalmente na primeira parte, com pormenores técnicos bons e uma luta sempre forte contra a defesa contrária. Tentou por 2 vezes "fuzilar" as redes bracarenses e como não o conseguiu... pareceu ir baixando os braços. Continua sem marcar golos.

Saleiro - Continua a confirmar e bem, a razão porque Carvalhal lhe tem dado direito à titularidade. 2º jogo consecutivo a marcar golo e ainda por cima uma excelente finalização, na sequência de uma boa jogada de contra ataque leonino. Saleiro a jogar e a marcar golos desta forma pode começar a sonhar com África do Sul. Fica a nota, como não veste uma camisola vermelha, a comunicação social não fará as parangonas habituais como é apanágio de qualquer "estranja" que vista de vermelho com uma roda de biciclete e uma galinha no emblema e que marque 2 golos em 2 jogos consecutivos. Saleiro merece para já o nosso aplauso forte e o total apoio pois reside nele a esperança para o futuro ponta de lança da nossa selecção. Se ele quiser e trabalhar para isso poderá ocupar o lugar deixado em aberto por Pedro Pauleta. Força Saleiro.

Pereirinha, Matias e Yannick - Pereirinha entrou sem que eu entendesse com que função. Teria sonhado ou ele ainda fez durante alguns largos minutos de 2º ponta de lança??? Matias e Yannick entraram só para... queimar tempo.

2 notas:

- péssima arbitragem de Jorge Sousa e dos 2 assistentes. Depois de várias semanas sem sofrer deste eterno mal, fico com a sensação, de que como Carvalhal sublinhou de que há pessoas assustadas com este "novo" Sporting, os artistas do apito vão tratar de colocar o nosso clube no lugar que eles entendem que deve estar. Jorge Sousa teve uma dualidade de critérios escandalosa. Ao contrário, no jogo disputado na Luz, outro artista fez questão de deixar passar em claro 2 penalidades a favor do Nacional. Ou seja, está dado o mote pelo qual o apito está afinado para 2010.

2º - Domingos Paciência tem ali uma grande equipa. O Braga tem um futebol e uma equipa merecedora de total atenção. Para mim são um sério candidato ao título e vão fazer mais estragos aos grandes esta época. Estão de parabéns e vamos a Braga ainda este mês.

Sem comentários: