domingo, 10 de janeiro de 2010

Sporting 1 - Leixões 0: Nitidas Melhorias.



Jogo da 15ª jornada da Liga Sagres

Tal como se previa o frio marcou mesmo presença no final de tarde ontem em Alvalade.

Perto de 25 Mil Espectadores, aqueceram no entanto o ambiente de Inverno que vai marcando a temporada no calendário. Aqueceram, porque foram aquecidos por aquela que pode ser considerada a melhor exibição da época com Carlos Carvalhal e só superada pela noite em que recebemos a Fiorentina em Alvalade a contar para a 3ª pré eliminatória da Liga dos Campeões.

Ontem, finalmente vimos um rasgo mais sério e determinado de competividade, bom futebol e objectividade na equipa. Por força da lesão de Liedson e do castigo de Miguel Veloso, Carvalhal lança o jogo com a continuidade da dupla atacante Saleiro & Postiga e dá o mote para o novo ano com a medida exigida pela massa adepta - a entrada de João Pereira no 11 inicial, relegando o desastroso Abel para o banco. Nota ainda para a contínua aposta na dupla de centrais Carriço & Tonel.

Mas, na verdade, foi um Sporting nitidamente melhor, aquele que vimos evoluir durante os 90 minutos do jogo em Alvalade. O Sporting entrou em campo disposto num claro 4x1x3x2 - diferente do losângulo Paulo Bento - com João Pereira no lado direito, Tonel & Carriço ao centro da defesa e Grimmi no lado esquerdo. A linha defensiva deu sinais claros de que finalmente tem objectivos no lançamento do ataque. João Pereira transforma por completo a anorexia atacante pelo corredor direito dando-lhe profundidade e objectividade. Finalmente temos um lateral direito que percorre com sabedoria e agressividade o corredor direito. No lado esquerdo Grimmi sente-se mais confiante e tenta também dar profundidade ao lado esquerdo e ontem conseguiu por diversas vezes envolver-se nos movimentos ofensivos com Vukcevic. A trinco Adrien que está de jogo para jogo mais patrão da zona intermediaria defensiva do Sporting e para mim evoluiu e muito a sua qualidade de passe, principalmente no passe longo. Adrien, é naminha opinião, desde a entrada de Carvalhal, o jogador que mais ganhou com a mudança de treinador. Está um "senhor" trinco e será difícil justificar a sua saída do 11 inicial.

O meio campo trouxe Moutinho mais posicionado ao centro do terreno, Vuk encostado à linha esquerda e Ismailov no lado direito. Este meio campo carburou bem. Muito bem até, em certos períodos do jogo, com Vukcevic e Ismailov a trocarem de corredor bastantes vezes e a entrarem na área por diversas vezes em situação para fazer golo. Mas, a nítida melhoria que o futebol ontem praticado trouxe, foi claramente a utilização dos corredores laterais até à linha de fundo, quer do lado esquerdo, quer do lado direito, muito por força do sentido ofensivo que João Pereira e Grimmi imprimiram aos lances ofensivos. Foi bom, voltar a ver o Sporting a jogar em todo o terreno com uma equipa solta de posições forçadas e que dão uma nova alegria e um novo ritmo de jogo ao Sporting.

Na frente, Saleiro e Postiga, tentaram marcar presença no centro da área - mais Saleiro que Postiga - fugindo constantemente às marcações apertadas dos 3 centrais do Leixões. Postiga, falha um passe de morte para Saleiro logo no inicio do jogo e depois, falha um cabeceamento para golo claro, depois de um centro espetacular de Vukcevic na esquerda. E aqui se centra a diferença entre os grandes Pontas de Lança. Um grande ponta de lança dificilmente falharia aquele golo. Postiga falhou e fica ali bem visível, a razão pela qual Postiga nunca se impôs como um dos maiores avançados da Europa.

Em suma, gostei do que vi e fiquei com mais esperança num 2010 bem melhor que o ano anterior. Carvalhal, após dificuldades iniciais e algumas experiências falhadas está a colocar o Sporting a jogar mais à sua imagem, ou seja, equipas que gostam de jogar a todo o terreno, com sentido ofensivo permanente e que criam acima da média lances perigosos e oportunidades de golo. Não quero estar a exagerar, mas, sem me socorrer das estatísticas, o Sporting, contra Naval, Braga e agora Leixões, criou mais oportunidades de golo do que em todos os jogos até à Naval -e conto com a pré época.

Quanto ao Leixões, José Mota, sabe como irritar os adeptos em Alvalade. Jogo paciente, bastante defensivo, com uma ou duas unidades no máximo envolvidas em lances ofensivos. Depois, a eterna questão do anti-jogo. São muitos os minutos queimados pelas equipas de José Mota em Alvalade. Lançamentos da linha lateral, pontapés de baliza, jogadores que caem no chão por dá cá aquela palha... e assim vão levando a água ao seu moinho, até que há um golo do Sporting e o Leixões começa a jogar à bola. É pena ser só aos 84 minutos de jogo. Bom, fica para memória futura que o Sporting fechará o campeonato exactamente em Matosinhos contra o Leixões num jogo que pode implicar a descida ou não do Leixões. Pelo sim, pelo não, é melhor termos a nossa vida resolvida antes da última jornada.

Rui Patrício - ontem fez 2 defesas extra ordinárias. A primeira, no primeiro remate do Leixões, opr Seabra - bons pés deste míudo do Leixões - à baliza no jogo e depois já em cima dos 90 minutos a um mau alívio de Pongolle que o obrigou simplesmente a "quebrar" os rins para a defesa da noite. Mais uma vez... Rui tem potencial para ser um dos grandes. Sem a sombra do Sérvio, como já referi antes, tem obrigatoriamente que se preocupar com uma coisa - provar que é mesmo dono das redes do Sporting. Nota positiva para uma evolução na reposição de bola. Mais rápida e concisa.

João Pereira - para mim, o homem do jogo, por tudo o que sempre escrevi aqui esta época de Abel e Pedro Silva. João Pereira é um jogador que vai conquistar rapidamente as bancadas em Alvalade e estará ligado à revolução do Sporting em 2010. Com ele, podemos sonhar mais alto, sem dúvida. Quero ver daqui a 3, 4 jogos no máximo, se não vai provar que tem lugar no 11 da selecção nacional.

Tonel - seria o homem do jogo, não fosse, para mim, a excelente entrada de João Pereira. Tonel, depois da sua travessia no deserto, chega novamente ao 11 do Sporting e marca o seu primeiro golo esta época precisamente num lance onde o Sporting tem sido uma nulidade absoluta. Eu tenho batido imenso nesta tecla ao longo dos jogos de que o Sporting tem zero participação ofensiva dos seus centrais e é preciso recuar até a 1 golo de Carriço de bola parada contra o Olhanense para ver o quanto inoperantes temos sido com os centrais em lances ofensivos ao longo destas longas jornadas. Tonel, marcou o golo da vitória. Merece todos os aplausos e todas as menções a quem perguntar se merece ou não estar o lugar de Polga.

Carriço - jogo limpo. Sem mácula a apontar e com registo de provar jogo a jogo que é capaz de sair a jogar com a bola nos pés e provocar desiquilibrios na defesa contrária. A sua concentração e calma ao longo dos 90 minutos fazem dele um senhor central.

Grimmi - foi dos que menos evoluiu desde o jogo com o Braga. Mas, com pouco trabalho defensivo, foi dando a Vuk um auxílio precioso nos movimentos ofensivos no corredor esquerdo. Teve um remate à baliza de primeira que, se acerta... era um grande golo.

Adrien - Já o disse, foi para mim, com Carlos Carvalhal o jogador que mais evoluiu. É um verdadeiro trinco. E ao que me parece, o único de raiz em Alvalade. Veloso poderá sempre fazer outras posições, Moutinho, terá sempre vocações ofensivas. Adrien é o numero 6 perfeito. Enche o meio campo defensivo do Sporting e tem cada vez mais confiança no momento do passe.

Moutinho - pareceu-me ontem o jogador com menos ritmo no 11 inicial. Está uns furos abaixo do que lhe conhecemos. Complica e mastiga um pouco o jogo no meio campo ofensivo. Recuou para trinco com a saída de Adrien. Na minha opinião teria ele o homem a sair para a entrada de Matias Fernandez. Eu, no lugar de Carvalhal, ponderava uns jogos de descanso para Moutinho...

Ismailov - num momento em que tanto se fala - não sei bem porque razão - da tal proposta de Moscovo, para a compra do seu passe, Ismailov, parece estar já perto da forma que lhe conhecemos. Jogou, fez jogar, com mais pulmão e mais velocidade. Teve 3 oportunidades de golo, bem defendidas pelo guarda redes adversário, e rematou - ainda que sem pontaria - à baliza adversária. Está já na linha dos melhores reforços deste Inverno e dá razão a quem - como eu - suspirou com a sua ausência durante tantos meses.

Vukcevick - Depois de praticamente 1 mês sem pisar o terreno de jogo, entrou ontem com vontade de mostrar serviço e conseguiu. Correu muito, teve alguns pormenores técnicos preciosos, fez jogar e ainda teve tempo para colocar à prova por 2 vezes os reflexos de Diego. Parece mais solto e mais inspirado e com melhor forma física. A equipa cresce com o montenegrino em forma. Vai fazer mossa ainda esta época em alguns adversários.

Saleiro - Faltou-lhe o golo. Jogou da mesma forma que o havia feitos nos 3 jogos anteriores que fez como titular. Tem de percorrer o seu caminho e manter concentração. Tem de aumentar o poder de choque, principalmente em lances disputados nas alturas.

Postiga - Pois... também lhe faltou o golo, mas a ele já lhe falta à muitos jogos. Azar? Falta de confiança? Azelhice? Postiga vale o que vale, que é muito quando marca... nada quando falha golos como o de ontem após cruzamento - tenso é certo - de Vukcevic. A baliza estava ali! Disponível. Perderá a meu ver a titularidade para Pongolle dentro em breve.

Sinama Pongolle - teve ontem também a sua oportunidade de se estrear, libertando-se assim da pressão da estreia. Entrou e teve alguns sublinhados positivos, mas ainda desenquadrado da realidade do Sporting e do futebol português. Será nitidamente um reforço daqui a 1 mês. Mesmo assim, ia marcando um golo em cada baliza. Valeu-lhe 2 guardas redes em noite inspirada - Diego e Rui Patrício. Fiquei a pensar... e se ele faz aquele auto-golo?

Matias - devia ter entrado mais cedo e para o lugar de Moutinho. Matias está mais rápido e mais acutilante a desembaraçar-se dos adversários. Depois de 1 mês também ele parado, regressou com mais "ganas" e entrará para o 11 rapidamente. Para o lugar de quem? Na minha opinião, para o lugar de Moutinho.

Pereirinha - Praticamente não tocou na bola, mas, fiquei com a curiosidade de ver funcionar o corredor direito com João Pereira e Pereirinha...

Carvalhal, parece-me mais confiante e também mais conhecedor da matéria que tem à sua disposição. parece ter razão quando diz que o plantel está muito mais competitivo. E se olharmos para o banco, ontem tínhamos: Polga; Matias; Pongolle; Yannick; Pereirinha e... Abel (conta?) e de fora, simplesmente Miguel Veloso e Liedson, que só pode ter ficado satisfeito ao assistir em Alvalade à evolução da equipa.

Este mês temos ainda muitos jogos pela frente. O próximo, já quarta feira contra o Leiria e depois o Nacional em Alvalade, no próximo Sábado ás 21:15 para a 16ª jornada da Liga. Ou seja, bastantes oportunidades para Carvalhal afinar a equipa em direcção a uma 2ª metade da época mais brilhante do que a 1ª. Cá estaremos para confirmar. Para já nota positiva no rescaldo deste encontro. Confirma-se: há nítidas melhorias em Alvalade.

Sem comentários: