quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sporting 4 - Mafra 3 : 6 anos sem derrotas na Taça!!

Taça de Portugal Jogo dos 8ºs de final

Foi uma noite simpática a vivida hoje em Alvalade, num jogo onde o resultado seria inquestionavelmente dourado com muitos golos, previsivelmente com maior peso para o lado do Sporting, embora num jogo de Taça, as surpresas acontecem. Mas desde o apito inicial se percebeu que dificilmente o Sporting perderia esta eliminatória.

Para já importa sublinhar um facto: o Sporting não perde um jogo para a Taça de Portugal desde Dezembro de 2003. Sempre que foi eliminado, foi através da marca de grandes penalidades. É um pálmares impressionante que importa reforçar ainda nesta época.

2º facto da noite, vai para as naturais e esperadas mexidas no 11 inicial do Sporting. Abel, Polga, Vuk, Yannick e Matias entraram no 11 inicial, relegando em primeiro para fora dos convocados Miguel Veloso e Tonel e para o banco, Postiga, Moutinho e João Pereira.

Vejamos as diferenças. O Sporting entra em campo num esquema de 4x1x3x2 que ensaiou durante vários momento no jogo a passagem para o 4x3x3, com o meio campo muito móvel com uma interessante movimentação entre Matias e Ismailov. Ora cá está a dupla que eu queria ver jogar junta e se adicionarmos o Vuk a este duo... o meio campo do Sporting passa a ser de um elevado poder criativo e imprevisível. Contra um Mafra justifica-se, até porque a trinco, Adrien chegou e sobrou para dar conta do recado. no 4x3x3, a linha da frente alargou para colocar Yannick mais sobre a direita, Saleiro em cunha com o centrais e Vuk ou Isma a caírem do lado esquerdo.

Foi um bom ensaio, mas, gostava de voltar a ver um novo ensaio com este esquema um jogo mais exigente. Abel, não teve um grande jogo. A diferença do futebol do Sporting com Abel ou com João Pereira é abismal. Abel, precisa de ganhar forma pois será preciso estar em muito melhor forma quando enfrentar-mos os ingleses do Everton - pois não podemos contar com João Pereira nos jogos da Liga Europa - o que me deixa muito, mas mesmo muito preocupado. Abel, perdeu lances, facilitou na entrada do Zahng - Chinês do Mafra - para o golo de belo efeito que o Mafra conseguiu na 1ª parte e depois no 3º golo onde se fez ao lance com o chinês de forma tão displicente que percebi no imediato que seria golo. Abel, é um caso falhado nesta época.

A história deste jogo é curta e positiva, golos, aumento de confiança, 6ª vitória consecutiva, boa gestão de plantel e presença nos 4ºs de final garantida. Sem lesões, sem ser necessário correr riscos e empregar um ritmo demasiado elevado.

O Mafra foi uma equipa simpática. Encarou o jogo olhos nos olhos, com bom toque de bola, objectividade e uma surpreendente capacidade de manter o ritmo - o seu - sempre constante e com alguns jogadores a mostrarem pormenores interessantes. Na minha opinião envergonhou algumas equipa da 1ª Liga que vêem a Alvalade a jogar com o autocarro plantado à frente da grande área. E especial destaque para o Hat Trick de Zhang. E que tal contratar este Chinês? Marcar 3 golos em Alvalade é digno de registo e um excelente prémio para uma equipa composta por semi-profissionais que terá para contar a história da noite em que um tal chinês marcou em Alvalade 3 golos.

2ª feira há sorteio da Taça e esperemos que os 4ºs de final sejam também eles disputados em Alvalade. A próxima eliminatória será a 2 ou 4 de Fevereiro e pode calhar em sorteio... o Braga, com quem jogamos no fim de semana anterior.

Destaques no Sporting para Yannick, que regressou à competição e com 1 golo. Saleiro e Carriço também marcaram - jogadores formados na Academia - Postiga, que entrou bem e aos 78 minuos cabeceou à barra, e logo a seguir rematou para uma grande defesa do guarda redes do Mafra. Postiga está com o chamado Galo. Vuk oscilou entre o bom e o mau - um dos livres marcados foi um dos maiores disparates que vi Vuk fazer em Alvalade. Polga pareceu-me um pouco deslocado do ritmo da equipa. E Matias Fernandez que encheu o campo, jogou, fez jogar, marcou o penalti, criou oportunidades de golo e coloca em sentido Carlos Carvalhal para o desenho futuro da equipa. Continuo a dizer que entre ele e Moutinho neste momento, optaria pelo chileno.

Para a história fica o resultado e aquela rosca de Rui Patrício que desmancha por completo a minha afirmação de ontem que remete o jovem para um futuro onde pode vir a ser um dos melhores em Portugal. Poder até pode, mas tem de eliminar definitivamente estas infantilidades que não lhe dão boa publicidade


Sem comentários: