sábado, 16 de janeiro de 2010

Sem margem para errar.


Daqui a alguns minutos vou sair rumo a Alvalade para assistir a mais um jogo da Liga Sagres. A esperança reside só num resultado: A Vitória.

Não preciso de sublinhar aqui o quanto é importante esta vitória de hoje diante o Nacional, com quem - infelizmente - disputamos o 4º lugar.


Mas, em cima da vitória, quero assistir a um bom jogo de futebol e sei que o Nacional proporcionará em Alvalade um futebol mais evoluído do que o Leixões na semana passada.


O Nacional, sempre nos ofereceu muitas dificuldades em casa. Aliás, temos sido surpreendidos até com alguns resultados inusitados como um célebre 2-4 em 2005 na última jornada do campeonato desse ano, onde em 8 dias, perdemos o campeonato, a Taça UEFA e a ida à Champions. Essa foi sem dúvida a pior semana que vivi como Sportinguista - porque ainda por cima, saí de Alvalade desse jogo e encontro uma festa "Lampiã" nas ruas.


Bom... mas esse passado, ainda que relembrado de quando em vez, está definitivamente enterrado. Interessa é a noite de hoje, onde teremos um Sporting moralizado e à procura da 5ª vitória consecutiva, o que a acontecer, nos dará alento para a 2ª volta do campeonato.


Carlos Carvalhal chamou 22 jogadores, incluindo Liedson, que apesar de estar recuperado e apto, não deverá entrar no 11 inicial, nem sequer sentar-se no banco, o que acho bem, dado o piso em Alvalade não estar hoje nas melhores condições para alguém que foi operado à menos de 1 mês ao joelho.


O Sporting, na minha opinião deveria entrar com o seguinte 11: Rui Patrício; Miguel Veloso, Tonel & Carriço, João Pereira; Adrien; Vukceviv; Matias e Ismailov; Carlos Saleiro e Yannick.


Ok, sei que vou ser contestado por não colocar no 11 inicial João Moutinho... mas na minha opinião, o capitão deveria descansar hoje e entrar a meio da 2ª parte para o lugar de Yannick, avançando Vuckcevic para o lado de Saleiro. O resto seria tomado em conta dadas as incidências do jogo.


Mas julgo que Carlos Carvalhal não quererá fazer hoje uma revolução no 11 e muito menos arriscar colocar o capitão no banco. Assim, deverá ser Vukcevic ou Matias Fernandes a começar o jogo no banco.


Terá de ser um jogo de paciência e de muitas cautelas, pois Nacional tem neste momento um dos melhores centro campistas da Liga - Ruben Michael - a quem teremos de ter especial atenção, principalmente não dando espaço para remates de meia distância.


O relvado hoje deverá estar com o piso mole e solto, o que não proporcionará um jogo de grandes feitos técnicos, mas será um jogo sem chuva, o que me parece bem... estou farto de chuva!!!


Bom, lançados aqui os meus pensamentos sobre o jogo, espero encontrar um estádio com uma boa casa e com todos a puxar pela equipa. Vou estar de olho em Ruben Michael e ver se realmente faz sentido estarmos a pensar pagar 5 Milhões de Euros pelo jogador.


Saudações Leoninas e logo só a vitória nos pode fazer sorrir.

Sem comentários: