quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

União de Leiria 1 - Sporting 2: 4ª vitória consecutiva!


Taça da Liga - 2ª jornada Grupo B

2010, traz para já ao Sporting em menos de 15 dias, 3 jogos e 3 vitórias. Se adicionarmos o jogo da Naval - o último de 2009 - e a sua vitória, atingimos a 4ª vitória consecutiva.

É preciso ir até 24 de Abril de 2009!!! para encontrar uma série de 4 jogos seguidos a vencer. Foram 4 jogos para a Liga Sagres disputados entre 5 e 24 de Abril. Passaram quase 8 meses para testemunhar uma nova série de 4 jogos com vitórias consecutivas. E isto, caros amigos, é preocupante. Esperamos no Sábado uma nova vitória para enterrar-mos de vez o ciclo negro que parece finalmente estar a chegar ao fim.

Sobre o jogo de hoje não há muito a dizer. O Sporting entrou bem, com ritmo elevado, espírito combativo e uma enorme entre ajuda entre jogadores e sectores. Carlos Carvalhal volta a colocar a equipa no terreno disposta num 4x1x3x2, com registo para entrada de Miguel Veloso para o 11 inicial para o lugar de Vukcevic.

João Pereira estreia-se a marcar logo no 2º jogo e ainda por cima... de cabeça. A equipa parece finalmente acreditar nas suas potencialidades e imprime ao jogo uma maior sentimento de confiança. Dos 3 grandes, o Sporting foi o único a não poupar o actual 11 base, o que na minha opinião, me parece bem, uma vez que é preciso ganhar ritmo competitivo nesta nova estrutura de jogo.

O terreno de jogo esteve terrível, o vento soprou muito forte - com o momento caricato de ver os painéis de publicidade voarem literalmente para o centro do terreno e só por sorte não terem acertado num jogador - mas a equipa manteve a sua nova matriz de jogo intacta e quis nitidamente resolver o jogo cedo. Os 2 golos, de João Pereira e Miguel Veloso, foram marcados numa primeira parte bem conseguida do Sporting. Na segunda parte, nitidamente senti que a equipa quis gerir o jogo e o esforço, o que levou a uma União de Leiria a jogar bom futebol e a reduzir numa jogada que não pode voltar a acontecer.

Uma nota que quero deixar registada e que tem pouco de positivo para mim é o "choradinho" de Carlos Carvalhal sobre o calendário de competições nacional. Ora, Carvalhal queixa-se dos poucos dias de descanso entre cada jogo do Sporting no mês de Janeiro. Não concordo. Aliás, se compararmos o nosso calendários com os calendários de competições de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, o nosso é uma brincadeira de crianças. Mais ainda, Carvalhal só tem que aproveitar estes jogos para colocar a equipa a jogar na plenitude das suas capacidades, pois se queremos ainda ganhar alguma competição, teremos de estar em Fevereiro e Março muito bem afinados. Por isso, caro Mister, deixe-se de choradinhos e aproveita esta "benção" de jogos consecutivos para mostrar que tem garras para segurar o lugar. 70 horas chegam e sobram para recuperar a forma física.

O Nacional será o próximo adversário e uma vitória colocará o Sporting num novo registo positivo a todos os níveis. Apostar em Matias Fernandes no lugar de Moutinho, recuar Veloso para defesa esquerdo e dar entrada a Vuk para o lugar de Grimmi e... porque não, Yannick no lugar de Postiga, poderão ser os retoques para que se possa enfrentar o Nacional com algum poder de choque e rapidez de jogo. Quanto mais depressa o Sporting resolver o jogo, mais tempo sobrará para gerir esforço e o jogo.

Concordo com vários adeptos leoninos que contestam as substituições em tempo de descontos, principalmente com um activo que nos custou quase 4 Milhões de Euros - Matias Fernandez - e isso não se faz com um jogador da qualidade do chileno. Ismailov no jogo de hoje durou 70 minutos... não teria sido melhor substituí-lo pelo chileno nessa altura? Ou estará o treinador leonino a querer poupar o 10 para os meses complicados de Fevereiro e Março?

Vamos ver. Quanto à Taça da Liga, estamos praticamente nas meias finais - vamos jogar à Trofa de hoje a 8 dias e basta 1 ponto - o que nos remete no caminho para mais uma meia final na Taça da Liga.

As vitórias dão ânimo, confiança e alento para os próximos jogos. E vão 4... é agora o momento de irmos à procura da 5ª vitória. Alvalade é para encher no próximo Sábado.

Sem comentários: