domingo, 17 de janeiro de 2010

Sporting 3 - Nacional 2: A pré-época corre bem!

Jogo da Liga Sagres 16ª Jornada

Em 1º lugar peço desculpa pelo atraso desta crónica, mas um Domingo e um início de semana bastante preenchido limitaram o meu tempo para colocar aqui a minha visão sobre o jogo do passado Sábado. No entanto mais vale tarde que nunca e cá estão os meus apontamentos para quem quiser reflectir um pouco do que é o actual futebol praticado pelo Sporting.

Parti para o estádio confiante num bom jogo, com golos e na esperança de que a recuperação futebolística do Sporting era um dado confirmado.

Não me enganei. Foi na verdade um dos melhores jogos que vi esta época e com toda a certeza, no melhor jogo do Sporting desde Julho, mesmo contando com o da Fiorentina.

O Nacional não é uma equipa defensiva, nem tão pouco sabe jogar com base no... anti-jogo, e proporciona jogos com ritmo e de qualidade técnica acima da média. Este Nacional com Manuel Machado no Banco estaria por certo à frente do Sporting. Mas, ainda assim, é uma equipa que vai fazer mossa na liga: recebe o FC Porto na próxima jornada e receberá Braga e Benfica no decorrer da 2ª volta... sem Ruben Micael é certo, mas com uma equipa equilibrada e que com o regresso de Machado poderá novamente afirmar-se como uma das 6 melhores equipas da Liga.

No entanto, no passado Sábado, com o ambiente que se "cheirou" à entrada para o estádio, dificilmente o Sporting perderia o jogo.

Carlos Carvalhal está a crescer no Sporting. Depois das mal fadadas experiências do 4x2x3x1 nomeadamente contra o Leiria, cimentou um melhor 4x1x3x2, com evolução clara de semana para semana, de jogo para jogo, para alguns factos que à muito venho reclamando: bolas pelo ar e "charutos" para frente foram coisa que não se viu contra o Nacional. A bola rola mais colada à relva, com passes ao 1º toque e desmarcações rápidas e um aumento de passes de ruptura, que ainda não estão afinados mas que vão já dando uma clara ideia de como vai o Sporting abordar muito do seu jogo ofensivo no futuro.

Outro facto positivo é... o permanente movimento de toda a equipa, funcionando como um bloco que está em constante dinâmica ofensiva. E um melhor sentido posicional na defesa nos lances de marcação de livres cruzados para a nossa área e nos cantos.

Todos estes sintomas são evoluções claras do registo que o Sporting trouxe no último ano e meio. Existe claramente um novo Sporting, positivo, alegre, dinâmico, com pulmão e com ideias renovadas de como pode criar um novo estilo de jogo.

Ou seja... a pré época está agora a correr bem. Pré-época 2010 - 2011 leia-se! É que, eu compreendo o "recado" de Jorge Jesus no flash do passado Domingo, sobre a possível luta do Sporting pelo título e da importância que o jogo do Sporting em Braga tem nesse capítulo. Mas, sejamos honestos, 12 pontos... nem que Messi agora resolvesse vir jogar em Alvalade. É óbvio que queremos todos ganhar em Braga, aliás queremos ganhar todos os jogos... mas mesmo assim não chega para o título, quanto muito um 2º lugar... e mesmo assim será preciso, 2 adversários directos serem muito maus para se deixarem cair na tabela. No entanto, 14 jornadas e 42 pontos em disputa deixa ainda muitas possibilidades em aberto e, na minha opinião, esta 2ª volta tem guardada muito "circo" para nos fazer rir e chorar com tanta palhaçada que se adivinha.

Tenho para mim, que acusará mais o Braga a pressão do jogo com o Sporting do que ao contrário e isso, será um benefício para nós, que dos 4 primeiros classificados somos os únicos que não temos nada a perder e cada jogo deveria ser encarado como se de uma festa tratasse e sobre tudo libertar os jogadores para exibições descomplexadas e até brilhantes, livres da pressão que tantas vezes tolda a qualidade de qualquer jogador de futebol.

Daí eu encarar os próximos 4 meses como uma pré-época para o pós Mundial. Lamento não estar no topo, preferia de longe essa pressão, mas, não estando lá, e no momento em que temos esta distancia para preparar o futuro, então há que o fazer bem, pois que me lembre, nos últimos 10 anos, nunca tivemos um cenário semelhante a este, onde deitámos abaixo um ciclo e recomeçámos outro, com tempo, com um novo presidente, um novo treinador, um novo director para o futebol e 2 excelentes contratações. A juntar, uma para já "aparente" pacificação da nação leonina. Creio que temos reunidas para que esta "pré-época" seja até... bastante cativante.

Voltando ao jogo com o Nacional, tenho de me render ao Carvalhal que teve a coragem de colocar o Levezinho a jogar contra todas as expectativas e daí resultar a felicidade e muita - diria mesmo GIGANTE - competência do 31 ao marcar 2 golos sem espinhas com a sua natural assinatura: estar no momento e no local certo para marcar.

Foi na minha opinião arriscado, o próprio Liedson confessou estar preocupado na sua entrada, mas, não se encolheu e deu o mote à equipa para o que devemos fazer nas restantes 14 jornadas da Liga.

Algumas notas: Rui Patrício deu mais 2 pontos à equipa, são 4 pontos em 2 jornadas consecutivas. Postiga falha uma vez mais de forma clamorosa uma oportunidade de golo - 2 oportunidades em 2 jornadas consecutivas. Ismailov... que GRANDE jogador!!! Ele sim, é a grande contratação deste defeso. Revejam os jogos do Sporting desde a lesão do russo no Dragão na época passada até ao momento em que regressou ao 11. Mas há dúvidas que ele é o motor da equipa? Esquerda, Direita, ao centro... aquele corredor João Pereira / Ismailov, vai dar muito que escrever nos próximos jogos. E... nota final para Miguel Veloso: ainda questionam a cláusula de rescisão por 30 Milhões? Ao que se diz, parece haver um acordo para o Man City - e a confirmá-lo está a contratação de Bollati pela Fiorentina - e a ser verdade espero que o Sporting faça o devido encaixe porque deixar sair o Miguel por 10 ou 12 ou até mesmo 15 Milhões de Euros é até desprestigiante para o próprio. Miguel, que passou na época passada por momento de franca desinspiração e até mal estar - relembro a célebre viagem a Munique - colocou na cabeça que antes de ser um jogador de futebol, tem de ser um homem sério e profissional. A mudança de agente - aqui sim uma medida excelente - foi o completar de um refresh bem sucedido de um jogador que põe agora a cabeça de muitos clubes europeus a andar à roda e... julgo que até a do próprio Carlos Queiroz. Gostava de saber o que diz o meu companheiro de bancada que na época passada o tratava por "Óh Gorda" diz agora do mesmo Veloso. A terminar, o golo com o pé direito é mais um passo para um grande jogador.

5ª vitória consecutiva, mérito para Carlos Carvalhal que, encontrou um 11 base que lhe oferece garantias para os desafios que ainda nos espera esta época. Não se deixando impressionar por deixar no banco, Matias, Vuk, Polga... e provavelmente Saleiro e Postiga a curto prazo. Ou seja, temos um banco incomparavelmente muito mais forte do que alguma vez tivemos nas últimas épocas. Mas, a gestão deste banco tem de ser muito inteligente. Os próximos jogos para as Taças vão nos mostrar como mexe Carlos nesta área.

Rui Patrício - 100 jogos com a camisola do Sporting... 2 defesas que marcam uma viragem no índice de simpatia com a bancada de Alvalade. Tem hoje condições para a médio prazo vir a ser o melhor Guarda Redes nacional.

Grimmi - continua a crescer e a aproximar-se do melhor Grimmi. 3 jogos sem mácula defensiva e cada vez a integrar-se melhor nas acções ofensivas

Tonel - bolas pelo ar na zona defensiva é com ele e de alguma forma emprega um espírito de luta na defesa que marca uma outra forma de encarar lances de perigo e investidas do adversário. Não pode facilitar no passe e tem de sair a jogar com a bola pelo chão de forma mais assertiva.

Carriço - está nos 2 lances que dão golo ao Nacional. Acontece. Tem mais culpas no 1º golo onde ficou na indecisão em que jogador marcar e quando se decidiu já a bola vinha pelo ar em direcção à cabeça de Ruben.

João Pereira - lateral direito explosivo e empolgante. É a ele que Carvalhal deve para já esta onda positiva de resultados e de maior aproximação entre adeptos e equipa. Com ele, julgo que Carvalhal conquistou direito à discussão pela renovação.

Adrien - Está definido. É o trinco base do Sporting. Joga cada vez mais e melhor e os seus passes de ruptura estão quase no ponto. Quando acertar... vai ser sempre jogada para golo. A defender, está mais confiante, menos faltoso e mais raçudo. Mas, não pode dormir no pedaço. Aquele lugar é mesmo exigente e precisa de um jogador sempre na máxima força.

Moutinho - Melhor que nos jogos anteriores e mais inspirado. Mas, ainda está longe de um Moutinho que é de caras titular. Em determinados momentos do jogo, fez pensar que Matias poderia ser mais produtivo no seu lugar.

Veloso - Simplesmente perfeito. A defender, a atacar, com bons passes, boas soluções e mais um golo. Está a caminhar para uma grande época.

Ismailov - já o disse atrás, com ele o Sporting é uma equipa melhor em todos os sentidos e chega por momentos a roçar a perfeição quando entra com João Pereira em triangulações mortíferas. Gostava de o ver jogar mais tempo com Matias Fernandez. Anda à procura do golo e tem a pontaria quase afinada. Num destes dias vão ver um grande golo com a sua assinatura.

Saleiro - não marca, mas mói. Tem um pulmão impressionante. Precisa de voltar a fazer um golo para crescer ainda mais nesta equipa e baralhar as ideias de Carvalhal para a dupla atacante.

Postiga - continua sem marcar. É um caso inexplicável, que só o próprio pode ultrapassar. Ou marca nos 2 próximos jogos ou perde a titularidade. Joga bem, boa visão de jogo - é dele a recuperação de bola que dá o golo de Veloso - batalha e até cria espaços dentro da área, mas cada vez pesa mas a seus ombros o factor "espanta golos". Carvalhal vai ter de trabalhar este Postiga.

Vukcevic - entra numa altura em que o Sporting faz tudo bem. Quando assim acontece, não se dá por ele. Gosta de ser protagonista. Não teve bola e não cobriu o jogo que Ismailov estava a fazer. Também era difícil.

Matias - tem um perfume de futebol único nesta equipa. Entra e provoca o caos na defesa adversária. Mas falta ritmo e quando entra a equipa está já na fase descendente fisicamente o que lhe dificulta o entrosamento. Entra sempre a 180, quando a equipa já só joga a 100. Merece regressar já ao 11 nos 2 próximos jogos e ver se ganha enquadramento e confiança para entrar no 11 em Braga. No lugar de quem?? Bom, deixo essa dor de cabeça para o treinador.

Liedson - 3 minutos em campo e... golo. É um ponta de lança único no futebol português. Já muito se disse e escreveu sobre o Levezinho desde Sábado à noite, mas há uma abordagem que ainda ninguém fez. O homem tem 32 anos, faz uma cirurgia ao joelho, e 2o e poucos dias depois... entra no jogo como se de um míudo tratasse. O homem, está de olhos postos no Mundial e espero que a correcção proporcionada pela cirurgia lhe tenha dado "gás" para um 2010 em grande.

No fim, quero dizer que o nosso piso lá vai ganhando consistência e com tendência a melhorar, ainda assim a área do topo sul está lastimável. O público saiu claramente satisfeito de Alvalade e começa a acreditar que temos Treinador e Equipa. E nitidamente uma vitória em Braga coloca em definitivo o Sporting no rumo que se pretende para 2010 e 2011, valha o que valer ainda na edição desta Liga.

Nota final para os sublinhados da comunicação social para os aplausos ao Ruben Micael... como se em Alvalade nunca se aplaudissem os bons jogadores. Ruben é de facto um jogador acima da média e tem talento e margem de progressão para se tornar numa referência no FC Porto. Escolheu o Porto desde muito cedo. Uma opção a respeitar. Só tenho pena é que quando ele vier a Alvalade daqui a 1 mês com a camisola do Porto e se for substituído e as bancadas de Alvalade o voltarem a aplaudirem - desde que nada de anormal aconteça para o contrário - não o voltem a mencionar.

Não tenham dúvidas... como adeptos somos mesmo diferentes e para melhor.

Sem comentários: