sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Lado Negro das Apostas de Risco.

Sá Pinto, foi uma aposta de risco por parte de José Eduardo Bettencourt. Sabíamos todos disso mesmo no dia em que soubemos da nomeação de Sá para o Cargo de director desportivo.

E foi uma aposta de risco que teve o lado bom de agradar a uma sector específico da bancada, na tentativa de criar um período de paz em que se pudesse repensar todo o futebol profissional do Sporting.

Mas Bettencourt, eventualmente não contou com a experiência nula de Sá num cargo de tamanha responsabilidade. Poderão dizer... "mas o Rui Costa também tinha zero experiência num cargo directivo". Sim, e viu-se no primeiro ano a soma de asneiras que cometeu - sempre branqueadas pela boa imprensa que possuí - e ainda assim teve meia dúzia de meses de preparação antes de assumir o cargo, ao qual juntou uma mão cheia de anos de experiência acumulada de observação no Milão. Tudo isso deu a Rui Costa uma vantagem que Sá não tinha.

Eu compreendo a intenção de Bettencourt, mas, não posso desculpar a falta de retaguarda que a SAD presenteou Sá Pinto. E aí esteve um erro crucial. Sá Pinto entra para o Sporting pela mão de Bettencourt, devido à sua garra, à sua paixão pelo clube e determinado a por em sentido todos aqueles que não respeitassem a instituição Sporting e todos os seus pergaminhos. A juntar a isso, Sá sempre foi um símbolo do Sporting - talvez sobre valorizado comparado com outras figuras do clube - e tinha (ainda tem?) o apoio de grande parte das claques.

Mas, Sá, nunca ninguém duvidou disso, tem um temperamento difícil. Ele próprio o admitiu por diversas vezes. Sempre pensei que ter um director desportivo como Sá Pinto iria beneficiar o Sporting na defesa dos seus interesses no jogos que disputássemos. Comentei até com alguns amigos que mais tarde ou mais cedo veríamos o Sá metido ao barulho com árbitros, delegados, adversários e até jornalistas se as coisas não corressem bem para nós - à semelhança do que tantas vezes aconteceu no período de Paulo Bento. Cheguei a comentar que se o Vuk não tivesse juízo, ia ter o Sá à perna. Mas... sempre longe de imaginar que tamanha insensatez fosse cometida pelo Sá no balneário.

Sá, acredito estará arrependido. Saberá agora que poderia ter agido de outra forma. E naturalmente, chegará à conclusão que ainda não tinha "unhas para tocar esta guitarra". Caiu em desgraça, mais rápido do que os seus adversários pessoais poderiam imaginar.

O Sporting fica com o ónus de, uma vez mais, uma medida tomada mais com o coração do que com a razão - a da nomeação de Sá para o cargo que lhe foi atribuído - ter prejudicado a evolução para um novo e desejado ciclo.

Ao Sá, não lhe vou perdoar a forma como lidou - e se "passou dos carretos" - neste processo. Mesmo que todas as versões que já foram publicadas sejam falsas, a razão nunca estará do seu lado pelo facto de, por mais razão que um cargo de chefia lhe oferecesse para tomar as medidas de repreensão que tomou, nunca, mas nunca deveria ter recorrido à violência - verbal e física - para com um seu subordinado.

Bettencourt terá obrigatoriamente de colocar a mão na consciência e admitir que cometeu uma imprudência. Se considerarmos que a decisão de convidar Sá Pinto para um cargo parecido com o de director desportivo foi um acto de boa fé de gestão, não o ter acompanhado com uma retaguarda mais sabedora nas lides de balneário, nomeando um verdadeiro director desportivo, foi um erro crasso que tinha muitas possibilidades de poder dar num acidente como este. Bettencourt, continua vítima das suas decisões e a margem de manobra é cada vez mais curta. Os erros sucedem-se e muito continua por explicar na estrutura actual do Sporting.

Passados 3 meses de tudo o que aconteceu e que determinou o fim de um ciclo, a pergunta óbvia continua sem respostas: Porque razão não existe uma renovação completa dos quadros directivos ligados ao futebol profissinal Sporting e se tem recorrido de forma sistemática ao "produto interno" para nomeações e ascenções meteóricas de quem não tem a miníma noção do que é o Universo do Futebol Profissional actual?

O exemplo claro é Salema Garção. Quem é Salema Garção? Team Manager?? Director de Comunicação?? Director Técnico??

Como? Porquê? O que fez como Team Manager para evitar um acidente como o da passada quarta feira? Quem é esta figura? O que sabe ele de futebol? O que sabe ele de lides com os jogadores? Amanhã de Carlos Carvalhal sair também vai dirigir a equipa?

Outra questão... temos um departamento de comunicação que não consegue passar uma imagem forte de um evento como o do ocorrido na Academia na passada terça feira e... não consegue estancar um "acidente" no coração do futebol do Sporting: balneário. Como é possível, um evento que ocorreu perto das 11 da noite estar nas 3 capas dos 3 desportivos nacionais??? Fora toda a informação que vem já "tim tim" por "tim tim" em tudo o é que imprensa. O que faz o Sr. Salema Garção?? Não sei...

São estes os pormenores de que José Eduardo Bettencourt tem de se debruçar rapidamente sob pena de arruinar de uma vez por todas um mandato que começou carregado de boas esperanças.

Sem comentários: