sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano Novo. Vida Nova?


É pelo menos esse o desejo de todo o Universo Leonino. Vida Nova e se possível muito mais positiva do que a vivida em 2009.

2009 foi um ano negativo para o futebol profissional do Sporting. Se olharmos bem para os 12 meses que passaram, pouco ou nada de bom ficou para memória futura.

O ano começou praticamente com a certeza de que Filipe Soares Franco não iria candidatar-se para novo mandato presidencial. Na minha opinião, esse foi o facto que marcou o ano do Sporting. A partir do anuncio desse facto, o Sporting nunca mais se endireitou. Demorou 4 meses a novela das eleições, com a época a terminar com o 2º lugar garantido pelo 4º ano consecutivo, mas com o o nosso futebol a acusar já um desgaste táctico e com nítidos sinais de que a equipa precisava de reforços mas sem a certeza de que Paulo Bento iria renovar para a nova época.

Pelo meio fica uma eliminação da Taça de Portugal num jogo polémico em Alvalade contra o FC Porto e novamente uma final da Taça da Liga marcada pelo circo Lúcilio Batista.

O Sporting, garantiu em 2008, pela primeira vez uma presença nos 8ºs de final da Liga dos Campeões no actual formato. Antes não tivesse conseguido. As 2 derrotas já em 2009 com o Bayern foram em toda a linha o pior pesadelo de que tenho memória no Sporting.

Como se isso não bastasse, Soares Franco via novamente ser chumbada em Assembleia Geral a sua proposta de reestruturação do Universo Sporting e plano de recuperação financeira. Com o chumbo agrava-se a hipótese de o Sporting ir às compras no mercado de Verão de forma a reforçar o plantel.

Apenas a 3 semanas das Eleições se teve a certeza de que candidaturas estariam a votos para nova eleição Presidencial. De um lado, Paulo Pereira Cristóvão, com um programa definido, bastante claro nas políticas de ruptura que queria impor num novo ciclo e que na sua campanha veio por a nu as fragilidades com que a então estrutura do futebol apresentava. A discussão sobre o Pavilhão do Sporting também veio à liça mas no outro lado estava a candidatura da chamada continuidade com José Eduardo Bettencourt. Sem programa, nem grande estrutura, Bettencourt apostou no discurso da "bancada" e com forte apelo ao coração leonino.

Ganhou o discurso do coração contra o discurso da razão. E foi esse mesmo coração que renovou com Paulo Bento, quando o próprio já havia sublinhado que tinha terminado um ciclo no Sporting.

Mantendo praticamente a mesma estrutura na SAD e a mesma equipa técnica, o tempo foi curto para repensar todo o futebol do Sporting. Renovou-se o contrato com Liedson, não se fez praticamente nenhuma venda e contratou-se Matias Fernandes. Por empréstimo chega Filipe Caicedo quase em cima do fecho do mercado de Verão.

O Sporting, obrigado a disputar duas pré-eliminatórias para a Champions vê a sua época começar praticamente 2 semanas antes dos seus principais rivais nacionais. O pronuncio de uma má entrada na nova época começa logo nos primeiros confrontos amigáveis. Zero vitórias. Chega o Twente para disputar a 1ª das 2 pré-eliminatórias. Jogo fraco em casa e um empate a zero e depois um jogo péssimo na Holanda e um empate a uma bola com o tal meio golo de Rui Patrício. Apesar da eliminatória ganha arranca a maior campanha anti Paulo Bento movida desde que este tinha chegado ao banco quase 4 anos antes. Chega Ângulo... apresentado como uma grande contratação, mas que só veio piorar a imagem que todos tinham da actual estrutura profissional do Sporting. Uma Lástima.

Segue-se a Fiorentina, com a primeira mão em Alvalade marcada pela melhor exibição do ano em Alvalade da equipa Leonina. Foi talvez o ponto alto, marcado por uma escandalosa arbitragem de um tal Húngaro que praticamente fez o empate da Fiorentina em Alvalade. 2ª mão em Florença e outro empate, mas desta vez insuficiente. Estávamos fora da Liga e longe dos quase 9 Milhões de Euros que tanta falta fazem aos cofres em Alvalade.

Nova Assembleia Geral e desta vez, passa aprovada a proposta para reestruturação do Universo Sporting e um novo plano financeiro e a possibilidade de novo mapa de execução da dívida.

Polémicas no bálneario pularam para a comunicação social. Vários dossiers mal resolvidos ia arrastando Paulo Bento para um fim inevitável. O campeonato ia já com meia dúzia de jogos e o Sporting já havia perdido uma mão cheia de pontos. Derrotas em casa com o Braga e fora com o Porto. Empates com Nacional, Belenenses, Guimarães; Marítimo. A contestação a Paulo Bento sobe de tom e chega à cena do costume - noite das facas longas em Alvalade - que sem efeitos práticos no momento deixaria para uns escassos 4 dias depois, o fim de um ciclo de precisamente 4 anos de Paulo Bento no Sporting.

A demissão, por muitos desejada, por outros tantos contestada punha em céu aberto a enorme ferida que consumia o Leão. Nada... mas mesmo nada correu bem este ano. Paulo Bento sai do Sporting... 4 meses atrasado nas palavras do próprio. Deixa um legado estatístico com tanto de bom como de mau e deixa uma equipa a jogar o pior futebol dos últimos anos.

Sai praticamente toda a estrutura que compunha a SAD do Sporting e são promovidos alguns nomes que deixam no ar muitas interrogações. Contudo a Alvalade chega Sá Pinto. O Coração de Leão, há muito desejado, impõe um discurso realista e frio. Não se esperam facilidades no futuro mas ninguém baixará os braços.

Alvalade apresenta o pior relvado da Liga. A equipa sobre brasas e não acerta uma. Chega Carlos Carvalhal. José Eduardo Bettencourt opta por um distanciamento propositado da imprensa. Carvalhal chega a Alvalade sem uma apresentação à comunicação social. Apenas uma discreta e breve declaração no site oficial do clube.

São mais meia dúzia de jogos onde a equipa, embora com vontade de mudar, continua a padecer dos mesmos problemas. Fragilidades imensas quer no aspecto táctico, no plantel e na forma de algumas das principais peças do 11 do Sporting.

O ano termina triste, longe dos lugares cimeiros da tabela, com uma vitória arrancada a ferros na Figueira da Foz. Que mais se podia fazer?

José Eduardo Bettencourt, ele, o Presidente, responsável máximo pelos desígnios do clube e do futebol, tem a seus ombros o projecto de recuperar tudo o que foi desbaratado ao longo dos 2 últimos anos. Credibilidade por parte da massa associativa, respeito dos adversários e responsabilidade patrimonial e financeira da SAD e do Clube.

A vitória do processo que opunha o clube contra a CM Lisboa dá razão ao Sporting que vê aí a oportunidade de reclamar 18 Milhões de Euros e a construção junto ao estádio Alvalade XXI.

Pela "calada da noite", o Sporting faz 2 contratações de peso. João Pereira e Pongolle. Mexer - Moçambicano - também é contratado mas vai à CAN e esta época está para já fora das contas de Carvalhal.

E assim chegámos ao final do ano, com uma certeza... somos mais de 100 Mil Sócios. Ou seja, num dos piores anos de que há memória no Sporting, os que Amam o clube estão lá. E desejam com todas as forças da Alma Leonina, que 2010 seja um ano em todas as frentes vitoriosas.

Não vai ser fácil. Mas unidos vamos recuperar este clube para o seu merecido lugar. Somos a maior potência desportiva do país. Para continuar a sê-lo teremos de ser mais unidos, mais fortes, mais resistentes a tudo e a todos os que nos querem ver assim... tal como estamos agora, debilitados, frágeis e longe da discussão dos principais troféus futebolísticos.

Vamos arrumar a casa? Vamos enterrar bem fundo todo o lixo que fizemos em 2009? Partir para 2010 com a certeza de que só o Esforço, a Dedicação e Devoção nos poderão levar à Glória?

Ano Novo. Finalmente.

Vida Nova?

Sem comentários: