terça-feira, 24 de novembro de 2009

100 000!!!


100 000!!!

Hoje ultrapassámos um facto histórico. Atingimos a barreira dos 100 mil sócios. Num dos momentos mais sensíveis no universo futebolístico do Sporting a fé da massa adepta neste - que é com certeza um dos maiores clubes desportivos europeus - cresce e dá um sinal claro de que acredita no futuro do clube.

José Eduardo Bettencourt, após a sua eleição, marcou este número como objectivo e já o cumpriu. Agora compreenderão muitos a razão pela qual o presidente tem, ao contrário dos anteriores nas 2 últimas décadas, investido tempo e recursos no périplo pelos vários núcleos do Sporting espalhados pelo país. A 2ª vaga será com certeza atingir ainda neste mandato os 125 Mil Sócios. Para isso terá com certeza de efectuar visitas aos núcleos espalhados pelas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo. Acredito que Bettencourt atingirá essa marca. Para isso terá também de contar com a ajuda da retoma - com certeza lenta mas progressiva - dos resultados futebolísticos. Com as vitórias do futebol do Sporting será mais fácil conquistar sócios.

Mas, ser Sporting não se resume ser adepto do futebol do Sporting. É muito mais do que isso. É um estado de espírito. Ser Sporting é ser eclético, é viver o fair play, é não ganhar a qualquer preço, mas ganhar por ser o melhor. É celebrar as vitórias com a mesma nobreza com que se aceitam as derrotas (justas!). É ter um visão sobre o desporto honesta, competitiva e evolutiva. Nada se esgota numa derrota ou numa vitória. É ter presente em mente, em todos os actos desportivos praticados e no modo de vida o nosso lema histórico: "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória".

Ao longo dos seus mais de 100 de história, o Sporting já praticou mais de 30 modalidades. Somos a maior potência desportiva do país e uma das maiores da Europa. Os títulos nacionais e internacionais ganhos disso são a prova. Um clube com a dimensão do Sporting não pode hoje esgotar as suas virtudes no futebol. Terá sim de recuperar o élan ecléctico que fez desta instituição uma das maiores de sempre na história do desporto mundial.

Para isso é necessário devolver aos sócios o prazer de acompanhar modalidades como o Andebol, Futsal, Ginástica, num novo pavilhão desportivo junto - o mais possível - ao Estádio Alvalade XXI. É preciso recuperar o Hoquei, o Basket, o Ciclismo. Apoiar todas as restante modalidades na sua extensão desportiva, atlética e financeira. O clube será mais forte, quanto mais forte for a soma de todas as vitórias conseguidas por cada uma das modalidades existentes.

Infelizmente nos últimos 20 nos, o ecletismo no Sporting foi suprimido em prol de uma política apenas e só concentrada no futebol profissional. Mas... provou-se que com essa política, apenas conseguimos um resultado: o afastamento da massa adepta.

Bettencourt está no bom caminho. Quer puxar pelo Sporting. Pelos sócios do Sporting. Pela massa adepta do Sporting. Por todos os atletas do Sporting. O Universo Leonino volta a crescer e isso deixa-me feliz. E com certeza deixa a Alma de todos os Sportinguistas mais felizes.

A prova disso mesmo será dada, no próximo Sábado, numa grande festa, feita num estádio cheio de Leões, feridos futebolisticamente, mas dispostos a lutar pela vitória até ao último sopro. O Sporting é Grande! Não tenham dúvidas. Venham mais 100 000!!!

Sem comentários: