quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Não podemos perder a cabeça.


A semana corre estranhamente calma. O balão vazou algumas horas depois do jogo do passado Domingo. Na academia impera um silêncio solene e a equipa sénior prossegue a preparação para o jogo da Liga Europa com o Ventspills.
Podemos dizer que estamos numa semana de tréguas. Contestários e Apoiantes da actual estrutura profissional do Sporting dão folga nas longas discussões que têm mantido acesas nos mais diversos canais. O clima de tensão que se viveu na semana passada deu lugar a um silêncio típico dos centros das tempestades. Cada tempestade, tem no seu centro, um cone de tranquilidade.
O Sporting, foi reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol como Campeão Nacional de Juniores - Época 2008/ 2009. O tempo deu razão ao Sporting. Não se pode ganhar no desporto à paulada e pedrada. O que aconteceu em Junho na final Sporting - Benfica para o campeonato nacional de Juniores foi vergonhoso e tanto mais vergonhosa foi a campanha montada pela imprensa encarnada, fazendo dos profissionais do Sporting que trabalham no dia a dia da Academia, uns trastes incompetentes. Afinal, a razão está - e sempre esteve neste assunto - do lado do Sporting. Este é um exemplo de que afinal no Sporting nem tudo é mau.
Conscientes de que haveria de ser feita justiça, Dep. Jurídico e Administração do clube, mantiveram a cabeça no lugar e lutaram de braço dado com a lei que ainda é vigente no desporto: o bom senso. Ganharam. Ganharam categoricamente a uma cambada de inegrúmes que vivem ainda literalmente no tempo da pedra - também temos alguns em casa depois do que se viu na noite de Domingo.
Mas, foi preciso manter a cabeça no lugar e acreditar que a razão estava do nosso lado, para que, pelo menos, se fizesse justiça à história. O incrível é que, as redacções dos principais órgãos de comunicação social, depois de publicado o acórdão do conselho de justiça, não tiveram tomates para dizer com todas as letras que o Sporting era na noite de 2ª feira Campeão Nacional de Júniores. Apenas a RTP fez notícia completa. Os restantes andaram embrulhados em tretas num esforço inglório em tapar o sol com a peneira. Não havia volta a dar. Tudo espremido só dava uma leitura: a claque (já é oficial? É que eu pensava que o SLB não tinha claque!) do Benfica foi a responsável principal pelos factos que ocorreram naquela tarde em Alcochete.
Ora, em menos de 5 dias, o Benfica também anunciou falência técnica, perdeu em Braga e perdeu o título de Juniores... e perdeu mais 2 milhões de Euros que voaram para Alverca por conta dos restantes 50% do passe de... Pedro Mantorras... mas o que faz notícia é o Chelsea estar interessando em metade do plantel encarnado.
Nós, não podemos perder a cabeça. O tempo dará razão aos que acreditam que estamos no caminho correcto. É preciso paciência. É preciso ter os pés assentes no chão. É preciso limpar os corredores em Alvalade. É preciso vergar a imprensa anti-sportinguista. Leva o seu tempo, mas vamos conseguir.
Resta ao plantel sénior e equipa técnica não perder a cabeça, ganhar já esta quinta feira o lugar nos 16 avos de final da Liga Europa, ganhar em Vila do Conde no Domingo e preparar para o dia 28 de Novembro uma festa digna à equipa Júnior campeã 08/09, onde, mais do que festejar a conquista do título, será importante homenagear a formação que se faz dia a dia na Academia Sporting. É que o título não representa para mim um vitória desportiva, até porque nunca houve final e as 2 equipas não tiveram oportunidade de disputarem o título numa final digna dos 2 emblemas. Mas assinalar sim uma conquista do bom senso, da razão e da justiça. Podemos perder de muitas maneiras, mas à pedrada, paulada e chico espertíce é que não.

Sem comentários: