quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Novo Director Desportivo: Sá Pinto.


O Sporting Clube de Portugal, comunicou hoje à CMVM que Ricardo Sá Pinto é, a partir de hoje, o novo Director Desportivo do Futebol Profissional do Sporting.
A notícia, já esperada, é oficializada através da obrigação que o Sporting tem, como cotada em em bolsa, de informar de todos os actos que envolvam estruturas técnicas, dirigentes ou patrimoniais da SAD.

Dito isto, registo com bastante satisfação a escolha de Bettencourt. Sá Pinto é talvez o maior símbolo do futebol do Sporting dos últimos 20 anos. Está no coração da bancada. Tem uma personalidade leonina e será com certeza, um elemento que no balneário vai mexer sempre com o estado de espírito dos jogadores e equipe técnica.

Sá Pinto, na minha opinião, pode ser o abanão que o Sporting precisa neste momento. Raça. Querer. Força. Determinação e Paixão serão com certeza elementos que vão ser acrescentados no imediato ao plantel. O perfil de Sá Pinto, vai por em sentido todos os adversários do Sporting. Pelo que conheço de Sá Pinto, tenho a certeza de que o Sporting terá a partir de agora um verdadeiro Leão, na defesa intransigente de todos os interesses do futebol profissional do Sporting. A sua chegada a um cargo tão importante - talvez o mais importante de toda a estrutura do futebol - trará uma nova Alma ao Leão. Com ele, sei que não haverá problema nenhum em dar uns valentes murros na mesa, ou portas, ou roupeiros... quando for necessário.

Esta mudança - a primeira oficializada - dá força ao Sporting. Mas... vamos com calma. Sá Pinto não vai resolver toda a crise sozinho. A sua primeira medida oficial será com certeza anunciar o novo treinador e equipa técnica. Mas o seu trabalho não se vai esgotar ai... um director desportivo é muito mais do que isso, e entendo nesta fase que, Sá Pinto, precisa de estar bem acompanhado. Por alguém, que em primeira instância, conheça muito bem o mercado de futebolistas de forma global. Precisa de uma política de comunicação séria e competente. Precisa de alguém a seu lado com experiência na análise e reflexão fria dos vários momentos que se vivem no futebol - o Sá é, como sabemos, alguém que tem a paixão e o coração muito acima da racionalidade e nesta matéria é necessário alguém fazer o contra ponto - e precisa que seja bem explicito pelo Presidente do Clube e SAD que ele é, de facto, o homem com mais poder no futebol do Sporting a seguir ao Presidente. Ou seja, a equipa técnica que chegar terá de perceber que tudo o que está para além do relvado, da táctica, do treino, das metodologias e planeamento de época, é da responsabilidade máxima do Director Desportivo.

Cair no erro e no pantâno em que Pedro Barbosa caiu, é fragilizar à partida tudo o que de bom representa esta nomeação.

Sá Pinto é, neste momento, o verdadeiro Coração de Leão. É com ele - e através dele - que a massa adepta e claques farão as pazes com o clube, com os jogadores, com a actual presidência e abrirá caminho a uma boa recepção dos novos elementos da equipa técnica e do seu líder. Mas isso serã outros 500 paus.

Um aparte: no meio do rebuliço positivo que a notícia de Sá Pinto traz, passam despercebidas outras nomeações internas que permitem a manutenção de alguns ratos que continuam encolhidos, aguardando a passagem da tempestade sobre Alvalade. Facto que me preocupa, pois, a manutenção e até promoção de alguns deles só estão a premiar incompetência e mediocridade, mas, outros valores falam mais alto... estaremos
atentos.

Sem comentários: