segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Depois do Ventspills...


...vinha o jogo com o Rio Ave. Um jogo nada fácil em perspectiva. Á mercê de uma excelente época que, mais uma vez, Carlos Brito, está a fazer à frente do clube de Vila do Conde e com a confusão futebolística que reina agora em Alvalade, o que para muitos foi uma grande desilusão o resultado final, eu entendo que foi um mal menor.
Estou de acordo que não é concebível, uma equipa estar a ganhar 2 - 0 e deixar-se empatar em 10 minutos, com golos oferecidos. Mas, ninguém antes de o jogo ter início, podia arriscar a dizer que o Sporting ao intervalo estaria a ganhar por 2-0.
A verdade é que, ontem, tivemos uma equipa à deriva. Com o coração na boca, a querer mostrar pulmão e garra, mas muito pouco organizada, concentrada e consciente das suas actuais reais capacidades.
O 11 inicial não foi mais do que a lógica para esta época. Não se arriscou em mudar, já que mais não fosse para colocar a equipa a jogar mais determinada e atenta. Apostou-se nas rotinas de sempre, chegou-se facilmente ao 2-0 e depois... a imagem de marca do Sporting 2009/2010 até à 10ª jornada. Uma equipa nada ambiciosa, com enormes fragilidades defensivas, sem ser capaz de reter a bola, organizar um ataque com a bola no chão e sem aproveitar as transições defesa-ataque que poderiam, nos primeiros 10 minutos da 2ª parte ter feito o Sporting aumentar as possibilidades de chegar ao 3-0.
Lastimáveis as substituições ao intervalo. Angulo, não pode jogar neste Sporting . Caicedo, não pode ser o companheiro de Liedson. Foram 2 cepos que nos colocaram a equipa a jogar não com 10 mas sim com 7 jogadores. Pedro Silva... não tem qualidade para um Sporting. Tonel, não é actualmente a melhor opção no 11. Rui Patrício sabia que ontem era o seu último jogo como titular do Sporting - salvo ocasiões pontuais.
O somatório de tudo o que foi o Sporting nesta época foi o espelho no jogo de ontem. Claro que é pena, o Sporting perder a oportunidade de se aproximar do Braga e Porto. Seria um reforço positivo para a entrada de uma nova estrutura técnica. 9 pontos ainda seriam recuperáveis à 10ª jornada. 12 pontos... acho mais difícil.
No entanto esta Liga Sagres está a provar que, nada é certo. As surpresas sucedem-se em cata dupla. Aliás, a nossa Liga e outras Ligas europeias. Alguém viu ontem o Lyon - Marselha? 5-5? Mas o que foi aquilo? um jogo de Hoquei? Futsal? Foi futebol espectáculo.
Um ponto em Vila do Conde tem tanto de bom como de mau. Bom, pelo actual quadro do futebol profissional do Sporting. Mau, pelo facto de uma vez mais perdermos a oportunidade de nos aproximarmos do grupo da frente.
Chega mais uma pausa no campeonato. Na anterior escrevi aqui que era necessário efectuar um Reset. Não serviu de nada. Esta pausa será em tudo diferente. Não estamos a falar de um simples Reset. Estamos a falar de um lógico format C:

1 comentário:

Tiago disse...

Muito bom o seu telefonema para o curto circuito, tenho a mesma opinião que o senhor. Agora é esperar para ver a palhaçada e lá estaré-mos nós no estádio para ver a palhaçada.