segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mariano Barreto. Era a minha aposta.



Agora, que já temos um treinador, vale a pena aqui assumir qual era a minha escolha para sucessor de Paulo Bento. Mariano Barreto. Sim, o treinador que esteve ligado à formação do Sporting na década de 90 e que foi adjunto de Queiroz no Sporting em 94/95. E não estive longe de acertar nessa opção, uma vez que, tinha comigo dados que me levavam a acreditar que José Eduardo Bettencourt queria Mariano no Sporting.

No meio de um "milhão" de nomes que foram sendo pré-anunciados, o de Mariano, passava ao largo da especulação. Apenas um órgão de informação avançou com o que se estava a passar: Correio da Manhã, que na manhã de 12 de Novembro, anunciava da dificuldade do professor Mariano ser libertado do seu actual clube - Recreativo do Líbolo em Angola. Mas que reforça o desejo de ser treinador do Sporting em breve.

Mariano Barreto porquê?

Bom, em primeiro lugar, por ser na minha opinião, o treinador que preenchia todos os requisitos que o presidente do Sporting anunciou serem essenciais para a contratação do novo treinador. Depois, porque Mariano Barreto tem sido um treinador com uma carreira ascendente desde que saiu do Sporting, onde foi, durante muitos anos, parte integrante da área de formação do Sporting. Sendo alguém que conhece bem a formação da casa, poderia ser alguém que apostasse numa política rígida de congregar o que de bom se faz na formação com as necessidades do plantel sénior.

O professor Mariano Barreto é também um profissional que tem na base da sua formação... a preparação física, sendo conhecido pela sua dureza na preparação física - relembro só que Roger Spy era o preparador físico na época de Queiroz e Barreto - das suas equipas e que é reconhecidíssimo em Moscovo onde treinou recentemente o Kuban, o Dinamo e o Locomotiv.

Descobriu e lançou Ismailov, treinou Tonel e Carriço.

Treinou em Portugal o Marítimo, realizando até a data em que saiu - por razões que se prenderam com a especulação no envolvimento do caso casa pia - uma época brilhante até pedir a demissão para regressar a Lisboa e defender "a sua honra" contra as acusações graves de que foi alvo, mas que vieram a tornar-se nulas e sem provimento algum.

Treinou ainda a Naval, onde conseguiu colocar uma equipa frágil a jogar em pressão alta e com olhos postos na baliza do adversário.

Actualmente encontra-se em Angola, onde colocou o modesto Recreativo do Líbolo no 2º lugar do Gira Bola. Feito que deixou presidente e adeptos em extâse e que foi factor para travar as negociações entre Sporting e Mariano.

É um sportinguista de alma e coração, é destemido e tem na sua matriz táctica, processos de transição defesa ataque e um modelo ofensivo que colocam as suas equipa a jogar ao primeiro toque, com frente alargada de ataque, com veia goleadora e com pulmão e massa muscular que permitem ter as suas equipas sempre na máxima disponibilidade física.

Tenho pena, que não seja este o momento, em plena ruptura, que Mariano não tivesse vindo para Alvalade. O Sporting teria muito a ganhar. Teria sobretudo um homem determinado em colocar o Sporting novamente na linha da frente em todos os sentidos.

Fiquem atentos às próximas entrevistas de Mariano Barreto. Não é hoje o treinador do Sporting, mas, com os seus 53 anos, tem ainda pela frente muitas oportunidades para chegar ao banco do Sporting. Esperamos é que não seja a muito curto prazo, pois seria sinal de que a actual escolha falhara, o que seria muito mau. Mas falarei da actual escolha num post seguinte.

Sem comentários: