sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Obrigado Paulo.


Para a história de Paulo Bento ficam os resultados:


194 Jogos, com 117 vitórias, 46 empates e 31 derrotas.



Paulo, obrigado.


Agradeço a tua honestidade, frontalidade e frieza desde o 1º dia até ao de hoje. A tua despedida foi em tudo inglória. Com ela, infelizmente nada de importante vai mudar.



O que te irá suceder não será mais do que um paliativo… na mesma medida em que tu o foste, enquanto não afrontaste interesses escondidos.



Foste, líder de um projecto condenado. Sem força administrativa, sem cobertura do poder real, sem ferramentas competitivas e conforto financeiro para colmatar as incidências futebolísticas, fizeste milagres. 4 anos… nenhuma derrota na Taça de Portugal (apenas no desempate por penalidades!), nenhuma derrota na Taça da Liga (apenas no desempate por penalidades), 4 segundos lugares consecutivos, 3 idas à champions league, muitos Euros conquistados mais a valorização e venda do Nani, sem que os frutos desses rendimentos pudessem ser reinvestidos onde era mais necessário – no plantel sénior do Sporting.



Ninguém percebe, ou quer perceber, o quanto aguentas-te ao longo destes 4 anos com arbitragens e árbitros de ódio contra ti, com uma imprensa que nunca “jogou” a teu favor, com “opinadores” que te têm um ódio de morte, com agentes de jogadores que perderam espaço de manobra contigo, com 2 instituições bancárias, que querem (legitimamente) que o Sporting cumpra o plano de pagamentos financeiros estipulado sem qualquer folga – como o fizeram com adversários directos nossos – para investir, com uma SAD fraca e com…uma massa adepta com auto estima muito em baixo e que perdeu forças em tua defesa pelas circunstancias recentes de ver uma equipa abalada por tudo isto e muito mais a jogar o pior futebol de que nos lembramos desde à muito tempo.



Não houve paciência nos adeptos, não houve tomates na SAD, não houve bom senso nos órgãos internos do clube, não existiu uma voz clara e concisa do nosso Presidente. Era preciso um murro na mesa… ninguém se chegou à frente.



Como o barulho já era ensurdecedor, era quase inevitável a tua decisão. Devias era ter tido a coragem para o fazeres logo a seguir ao empate em Guimarães. Escusavas de ouvir o que ouviste no estádio e ser alvo das mais ingratas apreciações de que foste alvo nesta semana e meia. O Sporting é assim. Tu sabias. 4 épocas deram-te um poder que começou a fazer demasiada comichão em sectores sensíveis. Sabias disso, assim como sabias que se algo falhasse esta época, o comboio descarrilaria e não mais seria possível repô-lo no lugar.



Mas, eu sei que tens consciência que a determinado momento também ficaste um pouquinho “embaciado” com esse mesmo poder, o que te levou também a fazer alguns disparates. Viver é aprender. Como disse um colega teu hoje… “hoje começa verdadeiramente a tua carreira de treinador”. Daqui a 2 semanas, vais finalmente descansar. O teu nome irá desaparecer de jornais, tv´s, rádios. O tema Paulo Bento acabará. E tu terás a tranquilidade necessária para olhar para trás e reflectires o que foram os momentos altos e baixos que viveste no Sporting.



Neste país, é proibido ter coragem. Quem ousa tê-la tem o teu destino.


Não será tão cedo que o Sporting terá no comando técnico do plantel sénior alguém com a tua coragem na defesa dos interesses do clube. E um dia, serás reconhecido por alguns Sportinguistas por isso. Desejo-te sucesso e longa carreira. O futebol precisa de homens como tu. Muito acima de tácticas e chouriçadas. Sei que vais ser um campeão. Mais tarde ou mais cedo essa será a tua recompensa.




Obrigado Paulo.


Até um dia destes.

Sem comentários: