quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Finalmente o Pavilhão em Alvalade!!!


Termina um dos processos mais penosos da história recente do Sporting. Fez-se justiça - ainda que incompleta - mostrando a razão estar do lado no Sporting. Vamos, finalmente, ter um Pavilhão Gimno Desportivo em Alvalade, com o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Sporting Clube de Portugal.

Deste protocolo, aprovado ontem, onde está confirmado o pagamento de 18 Milhões de Euros, mais a cedência de edifícios para reabilitação e a tão desejada autorização para a construção do novo edifício desportivo no terreno do antigo Estádio José Alvalade.

São notícias que me deixam feliz. As modalidades gimno desportivas voltam a casa, o que para um clube que defende tão acerrimamente o ecletismo, e que praticamente anda com a casa às costas à uma década, é de uma importância absolutamente suprema.

E o que nos reserva o futuro com este passo dado? Em primeiro lugar o lançamento do projecto arquitectónico do Edifício, a recuperação paisagistica e qualificação de espaço que toda a área do antigo estádio terá de receber. Depois, a dotação de todas as estruturas essenciais ao desenvolvimento e práticas das modalidades existentes e as que devem ser recuperadas e por fim, um plano de rentabilização financeira que auto sustente todo o projecto quer na sua construção, quer na sua manutenção. Há muito a fazer. Desejo que nada seja deixado ao acaso.

Mas - é lixado mas há sempre um mas - pede-se toda a atenção dos sócios do Sporting para alguns factores adjacentes a este processo. Alguns - que eu apelido de Ratos de Corredor - nomes que pairam na estrutura do clube, defendendo interesses de terceiros, que nada têm a ver com o dia a dia do clube, estão à espreita de tirar no imediato vantagens... financeiras principalmente.

Teremos, todos de estar atentos ao seguinte: quem vai construir? Quanto custa? Porque foi escolhido o construtor? Serão públicos os vários orçamentos apresentados? Irão votar os sócios na melhor das propostas? Serão apresentadas publicamente todas as propostas existentes? Quem vai dirigir todo o processo - do projecto à finalização da sua construção? Que comissão será constituída para controle de custos e supervisão de construção?

Estes são só alguns dos muitos pontos que têm obrigatoriamente ser transparentes para a nação Sportinguista. Não poderá ser este processo mais um a levantar nuvens cinzentas sobre os destinos financeiros, patrimoniais e desportivos do clube. Chega tudo o que aconteceu até aqui.

Será uma tarefa árdua, eu sei. Será praticamente impossível evitar alguns descarrilamentos pelo caminho deste novo e aliciante projecto. Mas peço desde já aos sócios, que atendendo às últimas experiências, não assobiem para o lado quando estão a ser tomadas decisões no início e que depois de o processo fechado venham atirar "tochas" aos dirigentes com acusações que poderiam ser evitadas se desde o início os Sócios do Sporting se interessassem por acompanhar o desenvolvimento destes projectos.

2 questões para finalizar: gostava que a nova estrutura contemplasse desde já espaço para a centralização da futura sede da Sporting TV e que apesar de sabermos que será inevitável vendermos o namming do pavilhão, podermos simbolicamente dar um nome ligado às modalidades do Sporting de importância relevante na história do nosso Sporting. Eu voto em... Pavilhão António Jesus Correia.

Sem comentários: