segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Joker de Bettencourt...

...é Carlos Carvalhal.

Carlos Augusto Soares da Costa Faria Carvalhal nascido em Braga, a 4 de Dezembro de 1965. Fará no próximo dia 4 de Dezembro 44 anos.

O seu nome ficou inscrito na história do futebol português quando em 2001/2002 foi o 1º treinador (e até ao momento único) que conseguiu qualificar uma equipa - o Leixões da 2ª divisão B para a final da Taça de Portugal onde perdeu com o nosso Sporting por 1-0 e consequentemente garantir um lugar na Taça UEFA.
Em 2007/2008, à frente do Vitória de Setúbal, venceu a 1ª edição da Taça da Liga,curiosamente... frente ao Sporting, garantindo nessa mesma época para os sadinos uma presença na Taça UEFA alcançando ainda os quartos de final da Taça de Portugal. No final dessa temporada partiu para a Grécia. onde assinou com o Asteras Tripolis do Campeonato Grego de Futebol.

A ida á Grécia, foi a sequência lógica de quem, após uma mão cheia de boas épocas sonha aspirar mais alto. E nada como uma época fora de Portugal, para ser sempre um futuro treinador de qualquer um do 3 grandes. Mas isso não aconteceu. Com FC Porto bem entregue a Jesualdo Ferreira, o Sporting com Paulo Bento e o Benfica cismado com os espanhóis, falhou a estratégia de no regresso a Portugal, significar a entrada num dos grandes.

Houve teorias de que seria ele o substituto de Jesualdo Ferreira, houve quem o apontasse à Luz, mas não passaram de pequenas "correntes", que nunca tiveram o seu fundamento confirmado.

O que é certo... e ao mesmo tempo curioso, é que Carlos Carvalhal, nunca foi apontado ao Sporting. Nunca fez parte do lote dos eternos futuros treinadores do Sporting. E o inusitado do momento é que Carvalhal foi, até certo ponto, o culpado pelo princípio do fim de Paulo Bento no Sporting.

Todos estarão por certo recordados da época em que Carlos Carvalhal, á frente do Vitória de Setúbal, não perdeu um único jogo com o Sporting de Paulo Bento. Num exercício simples de memória, confesso de que a primeira vez que senti contestação da massa adepta do Sporting foi na época de 2007/2008 a jogar contra o Vitória de Setúbal em casa, num jogo que terminou empatado 2-2. Foi em 23 de Setembro de 2007 - 5ª jornada. O Sporting jogou com o seguinte 11: Stojkovic; Polga; Ronny; Gladstone; Abel; Vukcevic; Farnereud; Miguel Veloso; João Moutinho; Purovic e Liedson. Paulo Bento, ouviu a sério, os primeiros sinais de desagrado nas bancadas de Alvalade. O Setúbal esteve a ganhar por 2 vezes durante o encontro e foi ao minuto 86´que o insuspeito Purovic empatou a partida. Jogaram ainda nesse encontro Yannick; Ismailov e Romagnoli.

Na TSF, dizia o comentador Manuel Pedro Gomes que Carlos Carvalhal tinha dado um banho de bola a Paulo Bento. E cronistas dos desportivos falavam maravilhas do futebol apresentado pelo Vitória de Setúbal.

Mas, a história ainda teria mais capítulos. Só para situar os mais distraídos, nessa época nas primeiras 10 jornadas do campeonato o Sporting tinha 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas (por ordem de jornadas - 1ª vitória com Académica/ 2ª derrota com Porto / 3ª vitória com Belenenses / 4ª Vitória com Amadora / 5ª empate com Setúbal / 6ª empate com Benfica / 7ª vitória com Guimarães / 8ª empate com o Nacional / 9ª vitória com o Naval e 10ª jornada, derrota com o Baga, na Pedreira por 3 - 0. Pontos: 18! em 30 possíveis. Quantos pontos temos à 10ª jornada 2 anos depois? 14! Mais 2 empates do que então na altura.

2007, significou um arranque muito conturbado para o Sporting, e ao mesmo tempo significou também os primeiros sinais de contestação a Paulo Bento. E recordo particularmente este jogo com o Setúbal de Carvalhal.

Em Dezembro de 2007, Carvalhal consegue novo feito. Elimina o Benfica da Taça da Liga, com 1 empate na Luz a 1-1 e vitória no Bonfim por 2-1

Algumas semanas depois, novo encontro entre Sporting e Vitória de Setúbal. Uma derrota para a Taça da Liga no Bonfim. Foi a 9 de Janeiro/2008. Um jogo sem grandes consequências, o Sporting estaria apurado para a final, mas que elevou o estado de espírito da equipa Sadina nessa época e que marcava um ritmo de bons resultados sobre o Sporting. O Sporting jogou com Stojkovic na baliza... e seria o último jogo do Sérvio pelo Sporting, se não estou em erro. A polémica estalou e muito depois desse jogo. O golo tinha sido um meio frango do Sérvio, que andava azedo por estar no banco por troca com Rui Patrício.

Na mesma época, haveríamos de jogar em Setúbal na 2ªvolta, a 24 de Fevereiro, 20ª jornada, jogo que terminou com a nossa derrota por 1-0. Lembram-se do frango de Rui Patrício em Setúbal?

Carvalhal estava em alta! Era o maior. Uma vez mais, escrevia-se na imprensa, novo banho táctico sobre Paulo Bento.

Faltava novo jogo... o da final da Taça da Liga, no Algarve, com o empate a zero no final de 120 minutos e depois... uma vez mais, derrota nos penaltis.

Carlos Carvalhal era o herói das hostes benfiquistas, portistas e claro sadinas. Paulo Bento foi, nesse jogo, bastante criticado, quer pela imprensa, quer pela massa adepta, da qual, uma minoria iniciaria um processo de "intenções" para pressionar a saída de Paulo do Sporting.

O curioso desta história, é terminar 2 anos depois com a substituição de Paulo Bento, por uma das suas Bestas Negras: Carlos Carvalhal, que para mim foi um dos motores de ignição de toda a fase anti-Paulo bento que se viria a instalar em alguns sectores da bancada... e não só.

Este fim de semana, e hoje durante o dia, foi cómico ler, alguns escribas em blogues e ouvir alguns opinadores... que começaram por "queimar" Paulo Bento à conta dos embates contra o Carvalhal - com as frases que invariavelmente terminavam com "banho táctico" - começarem precisamente a queimarem o Carvalhal, por ser um treinador que não está à altura dos pergaminhos que se exigem ao Sporting!! Repito... futebol não tem nada de racional. Não tem nada de lógico. Não tem coluna vertebral. Futebol é... zero razão. 100% paixão.

Carlos Carvalhal é o Joker de Bettencourt, por uma razão simples: fomos apanhados de surpresa. E essa surpresa provocou um desagrado que não compreendo nas hostes leoninas. Então o homem, quando ganhou a Taça da Liga ao Bento, era o maior - para os que não gostavam do Bento - e agora que Bettencourt o trouxe, não vale nada? Alguém já se deu ao trabalho de analisar correctamente o histórico de Carvalhal? Das opções disponíveis não é dos piores. Não seria a minha primeira opção - como já o afirmei no post anterior - nem a 2ª opção. Mas, estaria na linha de possíveis e legítimos candidatos - dentro do mercado disponível!

Termino com esta afirmação que me pode sair cara, mas da qual estou convicto: Antes o Carvalhal que o Villas Boas. Porquê? Simples... algum dia eu queria para o Sporting como treinador alguém que tem menos experiência de treino, balneário e banco do que o nosso querido Paulinho "roupeiro"?

Carlos Carvalhal, passou a ter desde a madrugada de Domingo o meu total apoio como adepto do Sporting. Seria bom que todos pensassem assim. De outra forma... continuaremos a separar mais aquilo que realmente nos une.


Um Aparte: depois desta minha opinião sobre Carlos Carvalhal, não posso deixar de estranhar (até de uma forma positiva!) todo o processo de contratação e apresentação do nosso treinador. Mas deixo isso para o próximo post.


PS: Para trás, na história Bento Vs. Carvalhal fica na história, na já distante época de 2001/2002 - ano da nossa dobradinha - uma vitória de Paulo Bento como jogador sobre Carlos Carvalhal, na final da Taça de Portugal por 1!-0 com golo de Jardel a 12 de Maio de 2002. Atenção que o Leixões militava na 2ª divisão B e Carvalhal subia à Liga de Honra com o seu Leixões, que na altura impressionava tudo e todos com o seu futebol de ataque. Aliás nessa final... ainda sofremos... para ganhar. Não querem ir rever os títulos de imprensa depois dessa final e ler... o que se escreveu sobre o nosso agora treinador?

1 comentário:

Anónimo disse...

vi o site no curto circuito e concordo plenamente consigo e so preciso acreditar na nossa equipa leonina...

SAUDAÇOES LEONINAS