sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um Espinho na Pata do Leão.


Stojkovic.

Nem mais.

Eu sei que, existe ainda uma larga maioria de adeptos do Sporting que entendem que o guarda redes sérvio deveria ter uma nova oportunidade. O que desconhecem - talvez porque ninguém no Sporting soube esclarecer claramente - é francamente o mau feitio do sérvio e sobre tudo o péssimo ambiente que o mesmo criou no balneário nestes 2 últimos anos.

Stojkovic, foi mais uma litrada de gasolina que levou a "imolação" de Paulo Bento no Sporting. Ao certo, o que se passou para tamanha clivagem entre o jogador e treinador, que estará com certeza muito para além das razões técnicas, nunca será tornado público. Mas o que interessa no momento, é esclarecer aqueles que defendem que Carvalhal deveria dar uma oportunidade ao sérvio, de que o mesmo merece é o afastamento definitivo do Sporting Clube de Portugal. Porquê? Porque é um tipo de mau carácter, cuja a sua presença no plantel, mesmo como 4º guarda redes, envenena o ar que respiram os restantes elementos que compõem o plantel e equipa técnica.

E não sou eu que o digo. Os próprios jogadores do plantel do Sporting, principalmente o núcleo duro constituído por Moutinho, Liedson, Ismailov, Tonel, Veloso, Caneira e Polga - ao que parece há mais - que já fez chegar à nova equipa técnica, ao director de futebol e até ao próprio presidente que não quer contar mais com o sérvio incluído no plantel.

Reza a história que no momento de despedida de Paulo Bento dos jogadores do Sporting na manhã em que pediu a demissão, em pleno balneário, num momento de profundo constrangimento, o sérvio passou o tempo cinicamente a sorrir e basicamente gozando com a situação presente.

Isto não é digno de um profissional. Não é sequer digno de um homem com coluna vertebral. Isto é mesquinho, patético e tristemente real. Stojkovic provavelmente terá cantado vitória no momento da saída do Paulo. Mas ao fazê-lo em frente a todos os restantes jogadores que compõe o plantel do Sporting traçou o seu destino imediato: a expulsão do plantel. O mínimo exigido por uma equipa que não quer pactuar mais com tamanho cinismo sob pena de a história se repetir, caso Carvalhal não opte pelo sérvio no 11 inicial nos próximos jogos.

A Carlos Carvalhal, que apanha com com este conflito, é pedido que seja frio na tomada de decisão. A sua decisão vai pender para um dos dois lados: O plantel ou o Guarda Redes. E aqui parece-me que não vão existir muitas dúvidas, sob pena de nunca ter a seu lado o plantel se tomar parte do sérvio... algo que não acredito que vá acontecer.

Stojkovic, parece que pediu uma oportunidade a Carlos Carvalhal... sem perceber que o seu tempo no Sporting já ardeu. Por mais qualidades técnicas que reúna, há valores que devem continuar a ser superiores. Valores esses que me parece não ser um ponto forte no sérvio. O Leão tem este espinho enterrado na sua pata e ou livra-se dele rapidamente ou arrisca-se a uma gangrena de difícil recuperação.

Na minha opinião... Stojkovic ia de férias até Janeiro e embalado e arremessado para bem longe do Sporting logo na abertura de mercado. E sobre ele... espero não voltar a escrever nem mais uma palavra - o que tenho um pressentimento de que não vai ser o caso.

Sem comentários: